Questões de Educação Física

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Educação Física

#Questão 861319 - Educação Física, Modalidades Esportivas, OMNI, 0000, Prefeitura de São Bento do Sul - SC, 2021 - Professor de Anos Finais - Educação Física

Conforme o livro de Regras de Competição e Regras Técnicas de Atletismo (CBAT, 2020), a penalidade chamada Pit Lane é atribuída a qual prova na modalidade de atletismo?

A organização dos feixes musculares (fascículos) do músculo peitoral maior que apresenta uma área ampla, se dá de forma espalhada e convergem em um tendão espesso. Assinale a assertiva que define o tipo de padrão de fascículo observado nesse músculo.

Assinale a teoria abaixo a qual se refere a seguinte abordagem: o ensino deve frisar a transcendência dos limites por meio da ampliação, problematização, encenação e reconstrução e é direcionado para formação da cidadania, por meio de questionamentos.

Conforme a Base Nacional Comum Curricular analise as afirmativa abaixo sobre as competências específicas para o Ensino Fundamental de Educação Física:
I- Compreender a origem da cultura corporal de movimento e seus vínculos com a organização da vida individual e coletiva. II- Experimentar, desfrutar, apreciar e criar diversas brincadeiras, jogos, danças, ginásticas, esportes, lutas e práticas corporais de aventura, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo. III- Planejar e empregar estratégias para resolver desafios e limitar as possibilidades de aprendizagem das práticas corporais. IV- Reconhecer as práticas corporais como elementos constitutivos da identidade cultural dos povos e grupos.
Estão CORRETAS apenas as afirmativas:

Gallahue em seu livro Compreendendo o Desenvolvimento Motor, definiu a abordagem de três estágios para avaliar os padrões motores fundamentais. Atribua a cada situação abaixo um estágio definido pela abordagem do autor.

Situação 1: No equilíbrio em um pé, um indivíduo não consegue se equilibrar em um pé concomitantemente ao manter os olhos fechados; realiza a elevação da perna que não está suportando o peso a uma posição muito próxima à perna de apoio; ao se equilibrar, faz uso dos braços, podendo encostar um dos braços na lateral do corpo e executa melhor a ação com a perna dominante.

Situação 2: Ao correr, uma pessoa é capaz de aumentar a velocidade, a extensão da passada e o balanço do braço; sua fase de voo é limitada, mas observável; no impulso, a perna de apoio se estende quase que completamente; os braços oscilam mais e o balanço horizontal é reduzido ao realizar o movimento para trás; o indivíduo cruza a linha mediana da altura com o pé de trás .

Situação 3: No ato de aparar, durante toda a ação, um indivíduo ao olhar em direção à bola, acompanha sua trajetória; seu corpo se volta para a bola ao mesmo tempo que se movimenta em direção à mesma; é capaz de pegar bolas arremessadas, bem como, bolas roladas; pode mover-se com domínio para interceptar a bola e também pegá-las conforme se aproximam.

Situação 4: No voleibol, o indivíduo não apresenta habilidade de julgar com acurácia o deslocamento da bola, não é capaz de posicionar-se sob a bola; apresenta inabilidade de ao mesmo tempo, tocar a bola com ambas as mãos.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis