Questões de Educação Artística da IFPI

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Educação Artística da IFPI

#Questão 1003813 - Educação Artística, , IFPI, 2022, IF-PI, Professor - Arte - Edital nº 73

Na Arte Contemporânea, muitos artistas têm trabalhado objetos tecnológicos em suas poéticas.
Analise as afirmativas abaixo sobre a relação entre Arte e tecnologia:

1 - Esta parceria, que sempre existiu, tem se acelerado nos últimos anos e permitido a criação de novas formas de arte assim como tecnologias mais belas e humanizadas.
2 - Equipamentos multimídia, códigos de programação e objetos eletrônicos são alguns dos novos “quadros” onde os artistas podem demonstrar suas ideias.
3 - Atualmente, empresas e estúdios de arte congregam o trabalho em conjunto de artistas com matemáticos, designers, profissionais de informática, entre outros.
4 - A Crypto Art é a tecnologia de junções químicas de fluxos para criação de novas visualidades estéticas contemporâneas. Trata-se da congregação de pesquisas em laboratórios e Arte em projetos tecnológicos.
5 - O termo pós-fotografia tem sido utilizado por artistas, críticos e curadores para designar um contexto em que a fotografia avança sobre as fronteiras que, ao longo de sua história, pareciam defini-la. De modo geral, a revolução digital é apontada como motor desse deslocamento.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas CORRETAS

#Questão 1003815 - Educação Artística, , IFPI, 2022, IF-PI, Professor - Arte - Edital nº 73

Leia o trecho do texto "Paranóia ou mistificação", de Monteiro Lobato, escrito após visitar a exposição de Anita Malfatti, no ano de 1917, em que o escritor faz uma crítica ao movimento modernista que estava se consolidando naquele momento, no cenário artístico da cidade de São Paulo.
“Há duas espécies de artistas. Uma composta dos que veem normalmente as coisas e em consequência disso fazem arte pura, guardados os eternos ritmos da vida, e adotados para a concretização das emoções estéticas, os processos clássicos dos grandes mestres (...) A outra espécie é formada dos que veem anormalmente a natureza, e interpretam à luz das teorias efêmeras, sob a sugestão estrábica de escolas rebeldes, surgidas cá e lá como furúnculos da cultura excessiva. São produtos do cansaço e do sadismo de todos os períodos de decadência; são frutos de fim de estação, bichados ao nascedouros.”

Quanto ao texto e o movimento modernista da época, marque V para as alternativas VERDADEIRAS e F para as FALSAS.

( ) O movimento modernista assume suas principais características a partir da exposição de Anitta Malfatti que, apesar de duramente criticada por Monteiro Lobato, é o marco inicial para os preparativos da semana de arte moderna em 1922;
( ) Monteiro Lobato, em seu texto na íntegra, faz uma crítica não só às rupturas estéticas tradicionais, como também olha para o movimento como uma mistificação das correntes de vanguardas europeias do séc. XX como uma “atitude estética forçada, no sentido das extravagâncias de Picasso e companhia”;
( ) Após essa crítica de Monteiro Lobato, os artistas modernistas se reúnem insatisfeitos e iniciam os preparativos para a Semana de Arte moderna, no ano de 1922, na cidade do Rio de Janeiro, como proposta de fazer releituras dos movimentos estéticos europeus, rompendo com o classicismo brasileiro;
( ) No ano de 1922, também aconteceu o centenário que comemorava a Independência do Brasil, evento esse que não teve o mesmo sucesso da exposição realizada pelo artistas modernistas, os quais buscavam naquele momento uma nova identidade estética na Arte brasileira.

Marque a alternativa com a sequência CORRETA:

#Questão 1003817 - Educação Artística, , IFPI, 2022, IF-PI, Professor - Arte - Edital nº 73

“Muitos dos surrealistas estavam profundamente impressionados com os escritos de Sigmund Freud, segundo o qual, quando nossos pensamentos em estado vígilficam entorpecidos, a criança e o selvagem que existem em nós passam a dominar”. (GOMBRICH, p. 592).
O surrealismo foi um movimento de vanguarda Europeia no século XX que propunha, EXCETO:

#Questão 1003818 - Educação Artística, , IFPI, 2022, IF-PI, Professor - Arte - Edital nº 73

Relacione as personalidades artísticas contemporâneas listadas na coluna 1 às suas respectivas produções e/ou pesquisas artísticas, listadas na coluna 2.

COLUNA 1 Personalidades artísticas
1. Marcelo Evelin
2. Berna Reale
3. Sidney Amaral
4. Arissana Pataxó
5. Augusto Boal

COLUNA 2 Produções e/ou pesquisas artísticas
( ) Grande nome da dança contemporânea brasileira; sua obra caracteriza-se pelo exercício político por meio da dança. Compreende a criação artística como forma de resistência, com criações em coletivos de forma horizontalizada.
( ) Torna-se referência do teatro brasileiro ao expandir a prática para a conceitualização teórica, além de ser a principal liderança do Teatro de Arena e criar a metodologia conhecida como teatro do oprimido.
( ) Sua extensa produção explora, em diferentes linguagens, a versatilidade poética e formal dos objetos cotidianos. Nas pinturas, problematiza questões identitárias, ampliando o debate artístico brasileiro sobre a representação do homem negro contemporâneo.
( ) Artista Paraense. Usa símbolos universais, constrói obras que questionam a condição humana diante da desigualdade e da violência. A violência é tema central de sua obra; não a brutal, mas a que se manifesta em agressões cotidianas.
( ) Desenvolve uma produção artística em diversas técnicas, abordando a temática indígena como parte do mundo contemporâneo.

Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA, de cima para baixo. 

#Questão 1003819 - Educação Artística, , IFPI, 2022, IF-PI, Professor - Arte - Edital nº 73

Observe a imagem da obra a seguir:

Imagem associada para resolução da questão 
https://artebrasileiros.com.br/sub-home2/ayrson-heraclito-um-artistaexorcista/ - Acesso em: 28 de junho de 2022 


   Praticante do Candomblé há mais de vinte anos, Ayrson Heráclito acredita na arte como uma forma de cura. Para o artista baiano, é preciso “exorcizar os fantasmas da sociedade colonial” que ainda assombram o país. Em suas performances, vida, arte e religião se misturam num mesmo caldeirão, onde também entram alimentos da cultura baiana como o açúcar, a carne de charque e o dendê. Heráclito é um dos cinco artistas brasileiros que participaram da 57ª Bienal de Veneza, em 2017, uma das mostras mais importantes do mundo.
   Entre 2008 e 2011, produz a série Bori, que significa oferenda à cabeça. A performance trabalha com os 12 principais orixás, em que Ayrson oferece a comida sacrificial ligada a cada divindade. São utilizados alimentos como milho, pipoca, quiabo, arroz e fava, colocados em torno da cabeça de cada performer, que estão deitados em esteiras de palha e vestidos com roupas brancas. O processo remete a um ritual que evoca proteção e preparo para receber a energia dos orixás do panteão.
   Neste contexto, a partir de uma leitura sobre a obra de Ayrson Heráclito, identifique as afirmativas abaixo que estão coerentes com a produção artística de base decolonial como VERDADEIRAS (V) e as que não são condizentes como FALSAS (F).

( ) A forma com a qual a História da Arte é construída e articulada, principalmente nas escolas, universidades e museus ainda é dominantemente colonialista.
( ) Questões e atravessamentos sobre o corpo, padrões estéticos, lugares ocupados no espaço social, violência diária, silenciamentos, apropriações são a fonte de muitas pesquisas em arte de base decolonial.
( ) A estética decolonial representa uma limitação na construção de obras, pois busca desconsiderar movimentos artísticos já consolidados e estudados profundamente pelas academias de arte.
( ) Arte decolonial visa estabelecer diferenças entre várias tipologias de arte. Separando o que é arte, artesanato e decoração de festas religiosas.
( ) As fotografias da série 'Bori' de Ayrson são obras de Arte de base colonial, pois remetem a tradições religiosas de matrizes colonialistas brasileiras. 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis