Questões de Economia da Quadrix

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Economia da Quadrix

Acerca dos planos de desenvolvimento e de estabilização no Brasil, julgue o item. 


O Plano Real, um dos mais bem-sucedidos em termos de estabilização monetária no Brasil, partiu de um diagnóstico de que a inflação no País tinha um forte caráter inercial. Uma das medidas centrais do Plano Real foi o ajuste fiscal, que buscou equacionar o desequilíbrio orçamentário com cortes de despesas, aumento de impostos e diminuição de transferências do governo federal.  

Acerca dos planos de desenvolvimento e de estabilização no Brasil, julgue o item. 


O II Plano Nacional de Desenvolvimento (PND) teve como objetivo central a realização de um ajuste de curto prazo na economia brasileira, com vistas ao aumento das taxas de crescimento econômico. O Plano realizou uma inversão no processo de industrialização brasileira ao priorizar a produção de bens de consumo em detrimento do setor produtor de bens de capital e de insumos básicos. 

Acerca dos planos de desenvolvimento e de estabilização no Brasil, julgue o item. 


O Plano de Ação Econômica do Governo (PAEG), implantado no contexto do regime militar de 1964, buscava, entre suas metas, a redução do déficit público mediante o corte de gastos e a ampliação de receitas, uma política monetária restritiva por meio da limitação de acesso ao crédito e a contenção da demanda via política salarial decidida pelo governo, o que ocasionou uma redução do salário real. 

Acerca dos planos de desenvolvimento e de estabilização no Brasil, julgue o item. 


O Plano de Metas adotado no governo de Juscelino Kubitscheck pode ser considerado o auge do período de industrialização brasileira, sendo marcado por investimentos estatais em infraestrutura ferroviária e elétrica, pelo estímulo à produção de bens intermediários na economia e pelos incentivos à introdução dos setores de consumo duráveis e de capital.  

Julgue o item, referentes à estrutura orçamentária e à evolução do déficit e da dívida pública brasileira. 


A chamada regra de ouro do orçamento público proíbe a realização de operações de créditos que ultrapassem o montante das despesas de capital; com isso, o governo só pode emitir dívida para financiar investimentos ou rolar o pagamento de amortização de dívidas passadas. Contudo, durante o período de calamidade pública em decorrência do regime extraordinário fiscal, financeiro e de contratações para enfrentamento de calamidade pública nacional por consequência da pandemia de covid-19, o governo ficou dispensado do cumprimento da regra de ouro. 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis