Questões de Economia da Instituto Consulplan

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Economia da Instituto Consulplan

#Questão 1120587 - Economia, História Econômica e Economia Contemporânea, Instituto Consulplan, 2025, Hemobrás, Analista Administrativo de Assuntos Corporativos – Inteligência de Mercado

Diante do processo de globalização e a força das empresas transnacionais, emergiram os processos de desverticalização (outsourcing) e de deslocalização (offshoring) produtiva. Em consequência, o processo produtivo foi reestruturado, com as etapas intermediárias de fabricação ocupando mais de dois terços do comércio internacional, ganhando mais importância que a etapa final. Esse novo modo de produzir ficou conhecido como Cadeia Global de Valor (CGV). A Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD/2020) reconhece que o comércio, via cadeias globais de valor, vem perdendo força desde a crise de 2008, tendência que tem se acentuado com a crise deflagrada pela pandemia do SARS-CoV-2, o que tem feito com que novas dinâmicas econômicas globais impactem o comércio internacional. A esse respeito, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O surgimento e a aplicação de avançadas tecnologias no processo produtivo de empresas multinacionais globais remodelam as redes internacionais de produção. A consequência é o crescente processo de automação, que tem o potencial de reverter a tendência da fragmentação produtiva e reduzir a vantagem competitiva dos centros de fabricação de baixo custo nos países em desenvolvimento.
( ) Emerge uma tendência de crise na cooperação multilateral, o fortalecimento de soluções regionais e bilaterais e o crescimento de medidas de protecionismo, com a finalidade de fortalecer cadeias produtivas locais e nacionais.
( ) Busca-se a implementação de amplo leque de medidas de sustentabilidade nas operações produtivas, o que exige que as empresas, principalmente aquelas inseridas no mercado internacional, se adaptem e adotem medidas que mitiguem os impactos das mudanças climáticas.

A sequência está correta em 

#Questão 1120792 - Economia, MICROECONOMIA, Instituto Consulplan, 2025, Hemobrás, Analista Administrativo de Assuntos Corporativos – Planejamento Estratégico

No curso normal de negócios, toda empresa enfrenta decisões que podem impor benefícios ou custos excedentes a terceiros, o que se denomina “externalidades”. Os administradores, gestores públicos e os cidadãos têm interesse em implementações de ações ou políticas públicas que minimizem externalidades negativas e maximizem externalidades positivas. A esse respeito, assinale a afirmativa INCORRETA.

#Questão 1120789 - Economia, MACROECONOMIA, Instituto Consulplan, 2025, Hemobrás, Analista Administrativo de Assuntos Corporativos – Planejamento Estratégico

Para a Hemobrás, assim como para as demais empresas industriais, prever a demanda e os custos dos insumos é, frequentemente, uma tarefa árdua. No entanto, é uma das principais preocupações dos gestores, já que o resultado e, consequentemente, o valor da empresa depende da correta previsão dos componentes dos fluxos de caixa estimados. No contexto das empresas e, principalmente, no caso da Hemobrás, em virtude dos tipos de produtos que fabrica, as previsões não dependem apenas de preços, das propagandas e de táticas de respostas às empresas internacionais concorrentes, mas também da taxa de crescimento econômico, do nível das taxas de juros, da taxa de desemprego, do valor do dólar no mercado cambial e da taxa de inflação. Portanto, é de suma importância que analistas administrativos de assuntos corporativos tenham consciência de que essas variáveis macroeconômicas poderão afetar consideravelmente os custos de produção da Hemobrás. Sobre as consequências de desvalorizações cambiais e seus impactos, analise as afirmativas a seguir.

I. No caso de a Hemobrás necessitar de insumos e de equipamentos importados para a fabricação de seus medicamentos, uma desvalorização do Real (R$) frente ao dólar norte-americano (US$) aumentará seus custos de produção.
II. A desvalorização cambial afeta os preços do setor industrial no contexto de uma economia aberta, que se materializa em uma pressão sobre os custos industriais. Esse impacto nos preços é tão mais intenso quanto maior a participação dos insumos, partes e peças importadas na composição de suas estruturas de custo. Tal efeito direto gera desdobramentos de segunda ordem, cuja intensidade depende do nível de utilização de insumos importados dos fornecedores nacionais.
III. As empresas que possuem posição descoberta, com mais passivos do que ativos em moeda estrangeira, podem ser lançadas em uma posição de desequilíbrio patrimonial e isso pode afetar suas decisões de formação de preços.

Está correto o que se afirma em

#Questão 1120818 - Economia, MICROECONOMIA, Instituto Consulplan, 2025, Hemobrás, Analista Administrativo de Assuntos Corporativos – Orçamento e Finanças

Considerando o que faz com que alguns projetos apresentem um Valor Presente Líquido (VPL) positivo e outros um VPL negativo, quando mercados de produtos e outros fatores não são tão perfeitamente competitivos, é possível que uma empresa obtenha lucro acima do normal (renda econômica) resultante de projeto de VPL positivo. Os motivos pelos quais esse lucro acima do normal pode ocorrer estão relacionados com as condições que definem cada tipo de mercado e o fator que o distingue de um mercado perfeitamente competitivo. Dentre os fatores que podem dificultar a entrada de determinada empresa no mercado e, por consequência, afetar a série de descontos a ser considerada em determinada análise financeira de investimentos, podem ser citados, EXCETO: 

#Questão 1120791 - Economia, MICROECONOMIA, Instituto Consulplan, 2025, Hemobrás, Analista Administrativo de Assuntos Corporativos – Planejamento Estratégico

A Hemobrás atua no ramo de indústria farmacêutica. Ela trabalha para reduzir a dependência externa do Brasil no setor de derivados do sangue e biofármacos, ampliando o acesso da população a medicamentos essenciais à vida de milhares de pessoas com hemofilia, além de pacientes de imunodeficiências primárias ou erros inatos do sistema imune, queimaduras graves, Aids, câncer, entre outras doenças.
(Disponível em: https://hemobras.gov.br/quem-somos/)

Considerando o trecho anteriormente transcrito, é essencial que o analista administrativo de assuntos corporativos da Hemobrás compreenda que a empresa atua no seguimento industrial. Para além, deter conhecimentos de economia industrial, favorecerá o seu desenvolvimento e o desenvolvimento da instituição. Assim, sobre economia industrial, analise as afirmativas a seguir. 

I. Relações entre empresas, mercados, instituições e processos – essa complexidade é o cerne da economia industrial, cujo objetivo é o estudo do funcionamento real dos mercados.
II. A rapidez e a intensidade com que as tecnologias e as formas de organização da produção industrial vêm se transformando, desde meados do século XX, têm atribuído à economia industrial e à temática a ela associada – preços, custos, inovação, crescimento das empresas, competitividade – um lugar central na análise econômica contemporânea.
III. O mercado é pensado como um espaço abstrato no qual se definem preços e quantidades das mercadorias transacionadas por consumidores (demanda) e empresas (oferta). Em cada mercado vigora um dado padrão de concorrência definido a partir da interação entre as características estruturais dominantes e as condutas praticadas pelas empresas que nele atuam. A definição do padrão de concorrência vigente em cada mercado apresenta uma intensa controvérsia ainda não estabilizada em economia industrial.

Está correto o que se afirma em 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis