Questões de Economia da CESGRANRIO

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Economia da CESGRANRIO

O texto seguinte alude às mudanças ocorridas na economia brasileira, a partir da primeira metade da década de 1930.


O que parece ter sido decisivo para que Furtado identificasse pré-keynesianismo em Vargas, e não, por exemplo, em Epitácio Pessoa, é a imagem impressionante da queima dos estoques de café tão aparentada à construção de pirâmides ou ao cavar buracos mencionados por Keynes. É, entretanto, a disposição de acomodar o choque fiscal, através de aumento do déficit público, o elemento que permite, com adequação, que se possa afirmar que a política econômica do Governo Provisório tenha sido pré-keynesiana.

ABREU, M. P. Crise, crescimento e modernização autoritária: 1930-1945. In M. P. Abreu (org.). A Ordem do Progresso: Cem Anos de Política Econômica Republicana – 1889-1989. Rio de Janeiro: Editora Campus, p. 81. Adaptado.


Os eventos descritos no texto fazem menção à análise de Celso Furtado a respeito das mudanças ocorridas na economia brasileira, após a crise de 1929. A principal mudança a que se refere o texto é o(a)

O modelo de crescimento econômico de Solow baseia-se numa função agregada de produção, expressa na forma Q = K1?? L? A(t) , em que Q é o nível do produto; K, o estoque de capital da economia; L, a força de trabalho; A(t), o estado da tecnologia no tempo t; e 1 – ? e ? são coeficientes técnicos que representam os retornos dos fatores capital e trabalho, respectivamente.


Com base nas hipóteses do modelo de Solow, um dos mais influentes na teoria neoclássica de crescimento econômico, verifica-se que

Definindo-se as receitas líquidas de impostos como a diferença entre o total de impostos arrecadados pelo governo e as transferências governamentais realizadas em determinado período, entende-se por saldo fiscal nominal nesse mesmo período a

A regra de Taylor é uma das ferramentas mais utilizadas pela maioria dos Bancos Centrais, no manejo da política monetária. Elaborada pelo economista John Taylor, em 1993, ela pode ser expressa pela equação:


Imagem associada para resolução da questão


em que i é a taxa básica de juros de curto prazo; r* é a taxa de juros real neutra; ?, a taxa de inflação observada;  ?* , a meta de inflação; Y, o PIB real observado; Y*, o PIB real potencial de pleno-emprego; t, o período temporal considerado; e ? e ? são coeficientes positivos escolhidos pelo Banco Central.

Admita que uma determinada economia apresente taxas de inflação observadas superiores à meta de inflação e hiatos do produto positivos, ao longo de determinado período.


Tendo em vista, exclusivamente, os preceitos da regra de Taylor, o Banco Central desse país deverá

Nos países que adotam o regime de metas de inflação, como o Brasil, o principal instrumento utilizado pelos Bancos Centrais para manter baixas e estáveis as taxas observadas e esperadas de inflação é o(a)

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis