Questões sobre Sistema Financeiro Nacional

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Sistema Financeiro Nacional

A respeito da legislação e dos conceitos sobre finanças, julgue os itens de 76 a 90. O banco múltiplo é uma instituição que, por atuar em vários segmentos do mercado financeiro, se desdobra em várias empresas, como, por exemplo, banco comercial e banco de investimentos.

A respeito da economia brasileira no século XIX, da crise de 1929 e do pós-guerra até o Plano de Metas do governo Juscelino Kubitschek, julgue os itens a seguir. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) foi criado na década de 50 do século passado para analisar os projetos de empréstimos de longo prazo ao setor privado e eliminar os pontos de estrangulamento apontados no Plano de Metas de Juscelino Kubitschek.

O sistema financeiro nacional é dividido em dois subsistemas: Normativo e Intermediação Financeira. Assinale a alternativa que apresente os componentes do Sistema Normativo.

#Questão 640028 - Economia, Sistema Financeiro Nacional, CESPE / CEBRASPE, 2017, IRBr, Terceiro Secretário da Carreira de Diplomata

Tendo como referência inicial esse fragmento de texto, julgue (C ou E) os itens a seguir, pertinentes às funções e competências de um banco central.

As funções do Federal Reserve System (FED) dos Estados Unidos da América incluem a de emprestador de última instância, utilizada para enfrentar danos causados por crises financeiras severas. Exercida pelo FED no enfrentamento da crise de 1929, essa função não foi adotada no trato da crise financeira de 2008, que, por isso, teve sua dimensão sistêmica ampliada.

#Questão 640029 - Economia, Sistema Financeiro Nacional, CESPE / CEBRASPE, 2017, IRBr, Terceiro Secretário da Carreira de Diplomata

Tendo como referência inicial esse fragmento de texto, julgue (C ou E) os itens a seguir, pertinentes às funções e competências de um banco central.

Em sua função de “banco dos bancos”, cabe ao Banco Central do Brasil (BCB) formar um “colchão de liquidez” para o sistema financeiro, de modo que, em momentos de incerteza e de liquidez restrita, ele possa reduzir o montante dos recolhimentos compulsórios e liberar recursos para as instituições financeiras, a exemplo do que fez para mitigar os efeitos da crise de 2008 sobre a economia brasileira.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis