Questões sobre O II PND e os Choques Externos

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre O II PND e os Choques Externos

A análise da economia interna ajuda a compreender os fenômenos econômicos brasileiros. Baseando-se nessa análise, julgue os itens de 94 a 101.

No âmbito do II PND, o investimento estatal cresceu mais rápido que o investimento privado, resultando na queda da participação das inversões privadas na formação bruta de capital fixo da economia brasileira.

Acerca do desenvolvimento brasileiro no pós-guerra, julgue os itens subsequentes.

O período de 1968 a 1973 caracterizou-se pelas maiores taxas de crescimento econômico brasileiro no século XX e por uma relativa estabilidade de preços propiciada pelo II PND, ficando conhecido como o "milagre brasileiro". A boa performance da economia brasileira nesse período, associada à redução dos indicadores de concentração de renda, foi obtida em decorrência das reformas institucionais realizadas e do crescimento econômico mundial.

Julgue os itens seguintes, relativos ao processo de industrialização no Brasil durante o século XX.

O II Plano Nacional de Desenvolvimento significou uma mudança nas prioridades da industrialização brasileira, relativamente ao período do chamado milagre econômico: de um padrão baseado no crescimento do setor de bens de consumo duráveis, a economia deveria crescer com base no setor de bens de capital e insumos básicos.

A análise da economia brasileira é importante para compreender os fenômenos econômicos que caracterizam o país. A esse respeito, julgue os itens seguintes.

Os esforços de promoção do desenvolvimento econômico empreendidos no âmbito do II Plano Nacional de Desenvolvimento contaram não somente com inversões públicas, mas também com estímulos diversos ao investimento privado, exceto aqueles representados pelas barreiras comerciais, formadas pelos impostos de importação, fortemente reduzidos nesse período.

Acerca da economia brasileira, julgue os itens que se seguem.

Os avanços verificados no âmbito do II PND - incluindo-se aí aqueles ligados ao processo de substituição de importações, à redução da dependência externa em relação ao petróleo e à expansão e diversificação das exportações - foram possíveis graças à política agressiva de endividamento externo.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis