Questões sobre ECONOMIA BRASILEIRA

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre ECONOMIA BRASILEIRA

Com relação às características do comércio internacional na presença de economias de escala e concorrência monopolista, julgue os itens subsequentes. As economias de escala externas podem levar à manutenção de padrões de especialização do comércio internacional inconsistentes com aqueles que seriam derivados das vantagens comparativas, principalmente no caso de países com grandes indústrias já consolidadas.

Considerando o texto apresentado, julgue os itens que se seguem acerca dos efeitos das políticas protecionistas.

Se o governo brasileiro impuser uma cota para importação de cebolas do exterior no mesmo patamar do volume que será importado com a elevação do imposto sobre a importação, o preço da cebola no mercado interno ficará em patamar mais elevado do que aquele resultante da majoração tributária.

Considerando o texto apresentado, julgue os itens que se seguem acerca dos efeitos das políticas protecionistas.

Mesmo que não haja impacto sobre os preços internacionais da cebola, a elevação da alíquota do imposto sobre importação aumenta o bem-estar econômico no Brasil: eleva a renda dos pequenos produtores locais de cebola e as receitas tributárias do país.

Considerando o texto apresentado, julgue os itens que se seguem acerca dos efeitos das políticas protecionistas.

O aumento do imposto sobre a importação de cebolas gera perda nos termos de troca do Brasil, uma vez que o preço da cebola fica mais caro para o consumidor local.

Em seu sítio na internet, o Banco Central do Brasil publicou, com data de 14/06/2018, nota com o seguinte teor:

O Banco Central reafirma que ofertará o total de US$ 24,5 bilhões em contratos de swap cambial entre os dias 08 e 15 de junho, conforme anunciado anteriormente.

O BC continuará acompanhando as condições de mercado de câmbio e atuando para prover liquidez e contribuir para seu bom funcionamento.

Da mesma forma, o BC e o Tesouro Nacional continuarão a atuar de forma coordenada no mercado de juros para prover liquidez e contribuir para seu bom funcionamento.

Para a semana que vem, o BC estima oferecer montante em torno de US$ 10 bilhões em contratos de swaps. Esse montante poderá ser ajustado para cima ou para baixo, dependendo das condições de mercado.

O Banco Central reafirma que não vê restrições para que o estoque de swaps cambiais exceda consideravelmente os volumes máximos atingidos no passado.

Com base nessa nota, pode-se considerar que o Banco Central

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis