Questões sobre Demanda, Oferta e Equilíbrio de Mercado

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Demanda, Oferta e Equilíbrio de Mercado

Em certo mercado, atuam n empresas com custos marginais iguais entre si e constantes, independentemente do nível de produção. Elas vendem nesse mercado produtos praticamente idênticos, e o modelo de oligopólio de Cournot descreve adequadamente a formação do preço dos produtos nesse mercado. A Figura abaixo mostra várias curvas, cheias e tracejadas, ilustrando como o preço praticado no mercado variaria com n.

 A curva, ilustrando corretamente como o preço variaria com n, teria um aspecto similar, na Figura, à curva

Na Teoria Microeconômica pode-se compreender que a demanda ou procura é a quantidade que os consumidores estão dispostos a comprar de um bem qualquer em um espaço de tempo. Assim, em relação aos determinantes da “demanda”, entende-se que:

Se a relação preço (Px) e demanda (Qx) de um bem “x” obedece a Lei Geral Demanda (Procura), consequentemente a inclinação da curva da demanda estará sujeita aos fundamentos desta lei. A curva da demanda é definida no plano Qx versus Px e revela as distintas quantidades que serão consumidas em função do preço. Em relação à inclinação da curva da demanda, pode-se afirmar que:

Na análise microeconômica sobre o “Comportamento do Consumidor” pode-se analisar as preferências dos consumidores sobre um conjunto de produtos que forneça o maior grau de satisfação e utilidade. Em relação às premissas básicas relativas às preferências dos consumidores, sabe-se que:

As preferências dos consumidores podem ser representadas graficamente por meio das curvas de indiferenças. Estas apresentam as possíveis cestas de mercado que proporcionam o mesmo grau de satisfação ao consumidor. Em relação às propriedades das “curvas de indiferença”, marque V, para verdadeiro, e F, para falso.

( ) As curvas de indiferença são negativamente inclinadas.

( ) As curvas de indiferença se interceptam na análise de utilidade sobre dois bens.

( ) As curvas de indiferença são convexas em relação a sua origem.

( ) As curvas de indiferença são côncavas, quando a taxa marginal de substituição é constante.

Agora marque a alternativa com a sequência das respostas corretas, de cima para baixo:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis