Questões sobre A Inflação / As Tentativas de Estabilização / O Plano Real / Sistema de Metas de Inflação

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre A Inflação / As Tentativas de Estabilização / O Plano Real / Sistema de Metas de Inflação

Durante a implantação do Plano Real foi adotada a chamada “Âncora Cambial” como um dos instrumentos para conter o processo inflacionário. Essa medida sofreu críticas porque

A taxa de inflação no Brasil, medida pelo IGP-DI se acelerou a partir de 1973, tendo atingido o seu ápice quando se registraram

A movimentação de instrumentos financeiros derivativos (IFD) tem aumentado após a estabilidade econômica brasileira, adquirida com o advento do Plano Real de 1994. Acerca desse assunto e de seus reflexos no mercado financeiro e nas empresas, julgue os itens subsequentes.

As empresas negociam contratos de hedge referenciados em taxas de juros, taxas de câmbio, índices de ações, títulos da dívida externa, ouro e mercadorias agropecuárias com o intuito de proteger seus investimentos. Dessa forma, mesmo concebidos como contratos de proteção, todos esses contratos estão sujeitos aos riscos característicos do mercado financeiro, como os riscos de mercado, de crédito, de liquidez e o risco operacional.

Sobre os planos de estabilização das décadas de 1980 e 1990, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O Plano Collor II acabou com a indexação da economia por meio da flexibilização total dos preços e salários.

( ) Uma das medidas do Plano Cruzado foi a criação de uma nova moeda, o cruzado, cuja paridade com o cruzeiro era de Cz$1 para Cr$1.000.

( ) O Plano Collor I congelou 80% dos depósitos da poupança que excedessem 50 mil cruzados novos por um período de 18 meses.

( ) Uma das medidas do Plano Cruzado foi a proibição de se indexar contratos com menos de um ano de duração.

A sequência está correta em

A respeito da economia, podem ser registrados os seguintes acontecimentos marcantes:

I - O período de 1968-1973 foi de crescimento acelerado, sendo conhecido como o do “milagre”. Neste período, foi implementado o I PND (Plano Nacional de Desenvolvimento, 1969-1974), que abrangia investimentos no campo siderúrgico, petroquímico, de transporte e energia elétrica.

II - No período 1973-1979, ocorreu o primeiro choque do petróleo, fato que afetou a economia brasileira de forma importante. Estava em vigor o II PND, que enfatizava a necessidade de expansão das indústrias de bens de produção. Nesse período, estimularam-se grandes obras no setor de mineração. Contudo, o país não dispunha de condições internas para suportar os objetivos do II PND, o que contribui para agravamento da situação.

III - A década de 1980 ficou conhecida como “a década perdida”. A economia brasileira foi afetada pelo segundo choque do petróleo (final de 1979) e elevação das taxas de juros no mercado internacional, acarretando aumento expressivo da dívida externa. Outro fenômeno importante foi a presença de altas taxas de inflação.

IV - A década de 1990 pode ser tratada como a década das mudanças, com a abertura da economia. Em 1994 foi implementado o Plano Real, com objetivo de combater a inflação e promover a estabilização econômica.

De acordo com o exposto:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis