Questões de Economia do ano 2022

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Economia do ano 2022

#Questão 998512 - Economia, MICROECONOMIA, FGV, 2022, Senado Federal, Consultor Legislativo - Economia do Trabalho, Renda e Previdência

Suponha que uma empresa opere com uma função de produção de Cobb-Douglas dada por f(l, k) = l akb , em que l é o insumo trabalho, k é o insumo capital e os parâmetros a e b são não negativos.
Suponha ainda que
• O preço do trabalho seja dado pelo salário w e o custo do capital seja dado pela taxa de juros r.
• Seja p o preço do produto dado pelo mercado e y, o nível de produção da empresa.
Assim, a função custo que é obtida quando a empresa escolhe a quantidade de insumos com o objetivo de minimizá-lo será

#Questão 998516 - Economia, MICROECONOMIA, FGV, 2022, Senado Federal, Consultor Legislativo - Economia Regional e Políticas de Desenvolvimento Urbano

Em um período de vinte anos, entre 1996 e 2016, observou-se um quadro de estagnação e baixo crescimento da Produtividade Média do Trabalho (PMeT) da indústria brasileira. O indicador corresponde à divisão do valor da transformação industrial (VTI) pela população ocupada (PO).
Considerando a variação da PMeT da atividade industrial, segundo as grandes regiões brasileiras entre 1996 e 2016, e o agrupamento das indústrias segundo o fator competitivo predominante, a saber, indústrias a) baseadas em recursos naturais, b) intensivas em trabalho, c) intensivas em escala, d) baseadas em produtos diferenciados e, e) baseadas em ciência, analise as afirmativas a seguir.
I. Na região Sudeste houve uma queda da produtividade no grupo de indústrias intensivas em trabalho.
II. Na região Norte, houve uma expansão da produtividade no grupo de indústrias baseadas em recursos naturais.
III. Na região Centro-Oeste, houve um aumento da produtividade no grupo de indústria baseadas em produtos diferenciados.
Está correto o que se afirma em

#Questão 998517 - Economia, Desenvolvimento e Crescimento Econômico, FGV, 2022, Senado Federal, Consultor Legislativo - Economia Regional e Políticas de Desenvolvimento Urbano

Diversos estudos têm demonstrado a importância de se analisar as desigualdades regionais brasileiras, considerando longas séries temporais.
A partir da organização dos dados do Produto Interno Bruto (PIB) municipal per capita para o período entre 1920 e 2016, foi estimada a dinâmica da desigualdade da riqueza intermunicipal no Brasil, pelo cálculo do coeficiente de Gini.
Sobre a trajetória de crescimento da desigualdade intermunicipal no período de 1920 e 2016, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) Nas décadas de 1940 e 1960 observa-se um aumento na desigualdade da riqueza intermunicipal no Brasil.
( ) Entre 1970 e 1980 observa-se uma redução da desigualdade da riqueza intermunicipal no Brasil.
( ) Em 2016 observa-se um retorno da desigualdade da riqueza intermunicipal no Brasil ao valor alcançado em 1970.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,

#Questão 998518 - Economia, Desenvolvimento e Crescimento Econômico, FGV, 2022, Senado Federal, Consultor Legislativo - Economia Regional e Políticas de Desenvolvimento Urbano

Leia o trecho a seguir
Embora o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), por sua generalidade e simplificação, não seja um indicador capaz de traduzir sozinho as desigualdades do território nacional, o que nos chamou a atenção foi a possibilidade de identificar e perceber tais diferenças territoriais (e seu movimento histórico) a partir do IDHM, como um indicador sintético.
(Adaptado de BOSCARIOL, R. Região e Regionalização no Brasil: uma análise segundo os resultados do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal. 2017: 206)
Considerando a distribuição dos valores do IDHM e sua expressão nas macrorregiões brasileiras, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) Em 1991, as regiões Sul e Sudeste concentravam a maioria dos municípios brasileiros com os maiores valores de IDHM.
( ) Em 2000, as regiões Norte e Nordeste concentravam a maioria dos municípios brasileiros na faixa de muito baixo IDHM.
( ) Em 2010, a região Centro-Oeste concentrava a maioria dos municípios brasileiros na faixa de muito alto IDHM.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,

#Questão 998519 - Economia, Setor Público, FGV, 2022, Senado Federal, Consultor Legislativo - Economia Regional e Políticas de Desenvolvimento Urbano

Reconhecido como o primeiro tratamento formal dado à questão espacial na economia, o modelo apresentado por Johann Heinrich von Thu?nen (1783-1850) no primeiro volume do livro O Estado Isolado (1826), procura determinar o ponto de maximização da renda da terra em diferentes localizações no entorno de uma cidade, em condições de mercado, levando em consideração

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis