Questões de Economia do ano 2004

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Economia do ano 2004

De acordo com a nova reformulação conceitual e metodológica efetuada pelo Banco Central do Brasil, em relação aos meios de pagamentos oficiais, é correto afirmar que o denominado "M1":

#Questão 339623 - Economia, O Lado Monetário da Economia, ESAF, 2004, IPEA, Técnico de Planejamento e Pesquisa (Prova 2)

O denominado modelo Baumol-Tobim constitui uma importante teoria de demanda por moeda. O modelo parte da premissa de que existem custos e benefícios em se guardar moeda. Os custos podem ser representados pela seguinte relação:

onde C = custo total de se reter moeda; i = taxa de juros; Y= valor que o indivídulo planeja gastar ao longo do ano; N = número de idas ao banco; e B = custo de ida ao banco. Com base neste modelo, a retenção média de moeda que minimiza C será igual a:

#Questão 339625 - Economia, O Lado Monetário da Economia, ESAF, 2004, IPEA, Técnico de Planejamento e Pesquisa (Prova 2)

Considere a seguinte afirmação sobre o Sistema Monetário Europeu - SME, extraído do livro Macroeconomia, de Oliver Blanchard, 3a. Edição, ed. Pearson Education:

#Questão 339627 - Economia, O Lado Monetário da Economia, ESAF, 2004, IPEA, Técnico de Planejamento e Pesquisa (Prova 2)

Uma possível explicação para a grande depressão de 30 pode ser encontrada na queda do multiplicador bancário da economia norte-americana, conforme argumentam M. Friedman e A. Schwartz na obra "A História Monetária dos Estados Unidos". Segundo estes autores, o FED (Federal Reserve - O Banco Central Norte-Americano) foi o grande responsável pela profundidade da recessão. Diante dessa situação de queda do multiplicador bancário, o FED, para evitar o aprofundamento da crise, deveria:

A teoria do comércio internacional é fundamental à compreensão dos fenômenos econômicos, em um mundo globalizado. A esse respeito, julgue os itens subseqüentes.

De acordo com a teoria da paridade do poder de compra, países caracterizados por altas taxas inflacionárias tendem a ter moedas depreciadas.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis