Questões de Economia do ano 2002

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Economia do ano 2002

#Questão 325862 - Economia, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2002, SF, Consultor Legislativo

Julgue os itens que se seguem, considerando os textos I e II, relativos ao atual processo da abertura do mercado brasileiro de óleo e gás, as regulamentações e o comportamento do setor.

A queda nos investimentos mostrada nos gráficos do texto I, a partir de 2001, indica que, após a licitação das principais áreas com potenciais exploratórios, houve uma queda no interesse da indústria petrolífera internacional em investir no país, principalmente em razão da crise argentina.

#Questão 325864 - Economia, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2002, SF, Consultor Legislativo

A partir do texto acima, julgue os itens subseqüentes, a propósito dos fundamentos do sistema de formação de preços e da evolução econômica, tecnológica e geopolítica do mercado do petróleo.

Após a Segunda Guerra Mundial, o petróleo passou a ser a maior fonte energética utilizada mundialmente, em um mercado inteiramente dominado pelas majors, que eram também as únicas a explorar o petróleo na maioria dos países do Oriente Médio. Com isso, só elas detinham informações acerca de reservas e custos de produção. Além disso, os sistemas de integração vertical e de transferência de preços (subsídios cruzados) adotados por elas geravam, além de uma estabilidade nos preços, uma maior assimetria de informações entre as mesmas e os países onde estavam instaladas, impedindo os governos a um real controle sobre a repartição das rendas geradas por seu petróleo.

#Questão 325866 - Economia, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2002, SF, Consultor Legislativo

Julgue os itens que se seguem, com relação ao assunto do texto ao lado e dos gráficos acima.

Em uma avaliação geral, os planos de desenvolvimento do setor mineral e os programas efetivados no período de 1964 a 1992 tiveram um desempenho médio, com relação à evolução dos indicadores de conhecimento, dos volumes de reservas e de produção. Contribuiu positivamente a consistência do I PMD, que estabelecia metas, recursos necessários e meios de execução, redundando na revelação de várias províncias minerais, como é o caso de Carajás e outros depósitos minerais, permitindo o crescimento da produção e da exportação mineral brasileira, principalmente nas décadas de 80 e 90 do século passado, enquanto o II PMD e o PPDSM compreenderam um conjunto de diretrizes para nortear a política mineral brasileira, em meio à estagnação e estabilização econômica do país.

#Questão 325868 - Economia, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2002, SF, Consultor Legislativo

Julgue os itens que se seguem, com relação ao assunto do texto ao lado e dos gráficos acima.

O efeito dos investimentos governamentais na geração do conhecimento geológico básico e na administração das concessões feitos na década de 70 do século passado ainda persistiram, embora com uma pequena redução, induzindo as inversões privadas até 1989. A partir daí, observou-se uma forte queda nos investimentos, principalmente atribuída ao esgotamento das informações geológicas, com a descontinuidade dos levantamentos básicos.

#Questão 325870 - Economia, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2002, SF, Consultor Legislativo

Julgue os itens que se seguem, com relação ao assunto do texto ao lado e dos gráficos acima.

Com o início do aproveitamento de Carajás a partir de 1985, o impacto regional foi imediatamente sentido no PIB do estado do Pará, que cresceu significativamente até 1987, ao tempo em que a indústria extrativa mineral do estado cresceu extraordinariamente, atingindo 13% do produto mineral bruto brasileiro. Esse crescimento incrementou, também, o valor, da produção mineral brasileira.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis