Constituir as Juntas Eleitorais, dividir a Zona em Seções Eleitorais e aprovar a criação de novas Zonas Eleitorais são atribuições, respectivamente,
Podem ser nomeados membros das Juntas Eleitorais, dentre outros,
Dentre outras atribuições, compete ao Tribunal Superior Eleitoral processar e julgar originariamente o registro e a cassação do registro de candidatos a
Integram o Superior Tribunal Eleitoral, através de nomeação do Presidente da República,
Acerca dos dois juízes nomeados pelo presidente da República entre seis advogados de notável saber jurídico e idoneidade moral, indicados para a composição dos TREs, assinale a opção correta.
A respeito dos Tribunais Regionais Eleitorais,
O Tribunal Superior Eleitoral, com jurisdição em todo o território nacional, é composto por Ministros do Supremo Tribunal Federal, advogados e
Ainda acerca do tratamento constitucional dos tribunais e juízes eleitorais, assinale a opção correta.
Considerando o art. 14 da CF, julgue os seguintes itens.
O prazo de interposição de recurso extraordinário que ataque decisão do Tribunal Superior Eleitoral será de 15 dias para a Defensoria Pública.
Fazem parte da composição dos Tribunais Regionais Eleitorais:
Considere as assertivas relacionadas aos Tribunais e Juízes Eleitorais.
I. O TRE elegerá seu Presidente e o Vice-Presidente dentre os desembargadores.
II. Haverá um TRE na Capital de Cada Estado e nos Territórios.
III. Os membros dos tribunais, juízes de direito e os integrantes das juntas eleitorais no exercício de suas funções, gozarão de plenas garantias e serão inamovíveis.
IV. O TSE elegerá o seu Corregedor Eleitoral dentre os Ministros do Supremo Tribunal Federal. V. Os juízes dos tribunais eleitorais, salvo motivo justificado, servirão por dois anos no máximo, vedada a recondução.
É correto o que consta APENAS em:
Ainda acerca do tratamento constitucional aos tribunais e juízes eleitorais, assinale a opção correta.
Para o exercício da função de vogal da Junta ou suplente deste são exigidos os seguintes requisitos, exceto:
Considere a seguinte afirmação: os membros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que compõem o TSE são eleitos pelo próprio STJ. Essa afirmação é
Não é um órgão da justiça eleitoral
Considere a seguinte afirmação: o TRE/TO tem dois desembargadores do Tribunal de Justiça (TJ) em sua composição, sendo que um deles, escolhido mediante eleição aberta, exercerá a presidência do tribunal, e o outro acumulará a vice-presidência e a corregedoria. Essa afirmação é
Não compete ao TRE/TO
De acordo com as disposições legais e constitucionais vigentes, assinale a opção incorreta.
Relativamente aos princípios constitucionais eleitorais, segundo a interpretação conferida pelo STF, assinale a opção incorreta.
A respeito da composição dos órgãos da Justiça Eleitoral, é correto afirmar que
O TRE do estado do Rio de Janeiro
Dentre os membros do Tribunal Superior Eleitoral, serão escolhidos mediante eleição, pelo voto secreto,
Dentre outras atribuições, compete aos Juízes Eleitorais
Dentre outras atribuições, compete ao Tribunal Superior Eleitoral
Assinale a opção incorreta em relação aos órgãos da justiça eleitoral.
Considere as assertivas a respeito da composição dos órgãos da Justiça Eleitoral:
I. Integram o Tribunal Superior Eleitoral três juízes, escolhidos mediante eleição e pelo voto secreto, dentre os Ministros do Supremo Tribunal Federal.
II. O Tribunal Superior Eleitoral elegerá o Corregedor Eleitoral dentre os Ministros do Supremo Tribunal Federal.
III. Integram os Tribunais Regionais Eleitorais três juízes, dentre juízes de direito, nomeados pelo Governador do Estado.
IV. O Tribunal Regional Eleitoral elegerá seu Presidente e o Vice-Presidente dentre os Desembargadores que o integram.
Está correto o que se afirma APENAS em
Compete aos Tribunais Regionais Eleitorais
O TSE, em decisão tomada por maioria absoluta, indeferiu um mandado de segurança impetrado contra ato do presidente do TRE-PE. Nesse caso, com base na Constituição da República, a decisão do TSE é recorrível, pois
Considere a seguinte assertiva: o Supremo Tribunal Federal (STF) elegeu, em votação aberta e nominal, entre seus componentes, três juízes para comporem o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Essa assertiva é errada porque
Quanto à Justiça Eleitoral, estabelece a Constituição Federal que
Um jornal noticiou que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) elegeu, entre seus componentes, cinco juízes para comporem o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Essa afirmação é incompatível com o direito brasileiro porque
Os membros do TSE que são escolhidos entre advogados de notável saber jurídico são nomeados pelo presidente
O TSE, em decisão tomada por maioria absoluta, indeferiu um mandado de segurança impetrado contra ato do presidente do TRE-PE. Nesse caso, com base na Constituição da República, a decisão do TSE é recorrível, pois
Considerando que Augusto atualmente seja juiz do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), é correto inferir que ele não é
Na qualidade de advogado, Walter foi ministro do TSE no período de 5/3/1995 a 5/2/1999 e também no período compreendido entre 7/7/2002 e 6/7/2006. Quanto aos dois períodos em que Walter foi membro do TSE, assinale a opção correta.
Também fazem parte da composição dos Tribunais Regionais Eleitorais:
Das decisões dos Tribunais Regionais Eleitorais somente caberá recurso quando:
O TRE-AM é um(a)
Nos termos da Constituição Federal, o Tribunal Superior Eleitoral elegerá seu Presidente e o Vice-Presidente dentre os
Em relação aos Tribunais e Juízes Eleitorais, é correto afirmar que
Recentemente, os jornais noticiaram o falecimento do jurista Rui, que, desde a promulgação da atual Constituição da República, foi o único brasileiro a ter ocupado cargos de presidente, vice-presidente e de corregedor do TSE.
Para que essa notícia hipotética fosse verdadeira, seria necessário que Rui tivesse sido
A respeito da composição dos órgãos da Justiça Eleitoral, é correto afirmar que
Valdir é Ministro do Superior Tribunal de Justiça, Paulus é Juiz Federal e Brutus é Desembargador de Tribunal de Justiça. Valdir, Paulus e Brutus, observados os demais requisitos legais quanto à escolha e forma de provimento, podem vir a fazer parte
Acerca da atual composição dos TRE, assinale a opção correta.
A respeito da atual composição do TSE, assinale a opção correta.
Compete aos Tribunais Regionais Eleitorais processar e julgar originariamente
No Brasil, o Poder Judiciário conta com uma estrutura autônoma, um ramo especializado, destinado a dizer o direito nas lides eleitorais. Cabe à justiça eleitoral julgar os processos eleitorais e também organizar a eleição, do ponto de vista administrativo. Nesse sentido, a Constituição Federal e o Código Eleitoral estatuem os critérios para a organização da justiça eleitoral e a definição de sua competência. A esse respeito, assinale a opção correta.
Com relação às normas vigentes da organização e competência da justiça eleitoral, assinale a opção correta.
A respeito das competências dos tribunais e dos juízes eleitorais, assinale a opção correta.
Para integrarem o Tribunal Superior Eleitoral são escolhidos, mediante eleição, pelo voto secreto,
Assinale a opção correta.
O Tribunal Superior Eleitoral é órgão da Justiça Eleitoral (CF, art. 118, I), composto, no mínimo, de sete membros. Destes, cinco são escolhidos:
As afirmações:
I. Um quinto dos lugares do Tribunal Superior Eleitoral será composto de membros do Ministério Público, com mais de 10 anos de carreira.
II. O Presidente e o Corregedor Eleitoral serão eleitos dentre os Ministros do Supremo Tribunal Federal.
III. O Tribunal Regional Eleitoral elegerá seu Presidente, devendo a escolha recair dentre seus membros desembargadores.
IV. Os membros do Tribunal Regional Eleitoral, de regra, servirão por dois anos, no mínimo, e nunca por mais de dois biênios consecutivos.
V. São irrecorríveis às decisões do Tribunal Superior Eleitoral e dos Tribunais Regionais Eleitorais, salvo, dentre outras, as denegatórias de habeas corpus ou de mandado de segurança.
Estão corretas APENAS
Na questão referente à recorribilidade das decisões em matéria eleitoral, é certo que
São órgãos da Justiça Eleitoral
Servirá como Procurador Regional, junto a cada Tribunal Regional Eleitoral,
São órgãos da Justiça Eleitoral
De acordo com a Constituição Federal, o Tribunal Superior Eleitoral compor-se-á de, no mínimo, sete membros, sendo
São órgãos da Justiça Eleitoral
Uma das novidades presentes no processo eleitoral brasileiro de 2002 é a interpretação dada pela Justiça à legislação existente, determinando a verticalização das coligações. Com isso,
A Justiça Eleitoral é composta de: