Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
A respeito das normas vigentes relativas à prescrição e à decadência, julgue os seguintes itens.
No direito civil brasileiro, a prescrição ordinária ocorre em dez anos para as ações pessoais e reais, contados a partir da data em que poderiam ter sido propostas.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Com relação aos negócios jurídicos, julgue os itens que se seguem.
Considere a seguinte situação hipotética.
Andrea, credora de Maurício em razão de uma obrigação vencida em 10/5/2004, ajuizou ação pauliana em face de Maurício, requerendo a invalidação de doação realizada por ele a Bernardo em 5/3/2004, doação essa que, conforme comprovado na instrução, levou Maurício à insolvência, com o prévio conhecimento de Bernardo.
Nessa situação, a ação pauliana deverá prosperar, por estarem presentes os requisitos necessários e suficientes para configurar a fraude contra credores.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Com relação aos negócios jurídicos, julgue os itens que se seguem.
Denomina-se lesão o defeito no negócio jurídico que se caracteriza pela situação em que um contratante, sob premente necessidade ou por inexperiência, se obriga a prestação manifestamente desproporcional à prestação do outro contratante.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Acerca da Lei de Introdução ao Código Civil e dos fatos e atos jurídicos, julgue os itens a seguir.
A decretação da nulidade do ato jurídico, em compra e venda de imóvel, praticado por pessoa absolutamente incapacitada para os atos da vida civil, não depende da sentença de interdição. Reconhecida pelas instâncias ordinárias a existência da incapacidade, impõe-se a decretação da nulidade, protegendo-se o adquirente de boa-fé com a retenção do imóvel até a devolução do preço pago, devidamente corrigido, e a indenização das benfeitorias.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Acerca dos negócios jurídicos, julgue os itens que se seguem.
É de quatro anos, contados do dia em que se realizou o negócio jurídico, o prazo de decadência para anular escritura pública de compra e venda de imóvel, sob o fundamento de fraude contra credores,