Questões sobre Despesa Pública da CONSULPLAN

Considere a seguinte definição: “Ato emanado da autoridade competente que cria para o estado a obrigação de pagamento e constitui reserva de dotação orçamentária”. Assinale a qual figura da contabilidade pública ela se refere.
  • A. Dotação.
  • B. Alocação.
  • C. Empenho.
  • D. Liquidação.
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As despesas com o planejamento e a execução de obras, inclusive com a aquisição de imóveis, considerados necessários à realização dessas últimas, e a aquisição de instalações, equipamentos e material permanente, deverão ser classificadas em qual categoria das despesas de capital?
  • A. Investimentos.
  • B. Inversões financeiras.
  • C. Amortização da dívida.
  • D. Reserva de contingência.
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A tesouraria pública, ao efetuar o pagamento da despesa de consignação, proveniente da parte do plano de saúde do servidor público, reteve o empenho da folha de pagamento. Essa despesa deverá ser classificada como
  • A. Despesa corrente.
  • B. Despesa de capital.
  • C. Despesa orçamentária.
  • D. Despesa extraorçamentária.
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Determinados gastos são realizados no período corrente, mas beneficiam o exercício seguinte ou o subperíodo de tal exercício, como, por exemplo, os prêmios de seguros pagos antecipadamente. Tais gastos são denominados Despesas do Exercício Seguinte ou Despesas Antecipadas. As Despesas do Exercício Seguinte são classificadas no
  • A. Ativo Circulante.
  • B. Despesas Gerais.
  • C. Ativo Não Circulante.
  • D. Despesas Administrativas.
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Um órgão público, ao comprar artigos de escritório para seu consumo em uma loja credenciada, cujo pagamento será realizado em uma única parcela, caracteriza um empenho classificado como
  • A. global.
  • B. ordinário.
  • C. funcional.
  • D. por estimativa.
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Na classificação legal da despesa orçamentária, considerando o enfoque administrativo-legal, a classificação orçamentária é subordinada aos três níveis de Governo: União, Estados e Municípios, cada um com autonomia financeira própria, nos termos da Constituição. Também corresponde à estrutura organizacional de alocação dos créditos orçamentários e está estruturada em dois níveis hierárquicos: órgão orçamentário e unidade orçamentária. A referida contextualização refere-se à classificação
  • A. funcional.
  • B. institucional.
  • C. programática.
  • D. natureza da despesa.
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Considere o seguinte demonstrativo financeiro hipotético de um orçamento público: Pessoal e encargos = R$2.000,00; Juros e encargos da dívida = R$1.500,00; Investimentos = R$500,00; Inversões financeiras = R$100,00 e Amortização de dívida = R$200,00.

Com base nesses dados, qual é o valor total das despesas correntes?

  • A. R$1.500,00
  • B. R$1.700,00
  • C. R$1.800,00
  • D. R$3.500,00
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O empenho de despesa é o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição. Consiste na reserva de dotação orçamentária para um fim específico. É correto afirmar que o empenho por estimativa é

  • A.

    o tipo de empenho utilizado para despesas contratuais ou outras de valor determinado, sujeitas a parcelamento.

  • B.

    o tipo de empenho utilizado para despesas extracontratuais ou outras de valor determinado, não sujeitas a parcelamento.

  • C.

    utilizado para as despesas normais que não tenham nenhuma característica especial.

  • D.

    o tipo de empenho utilizado para as despesas cujo montante não se pode determinar previamente.

  • E.

    utilizado para as despesas normais e também para aquelas com alguma característica especial.

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São classificados na categoria econômica de Despesas Correntes, os gastos públicos orçamentários que não contribuem diretamente para a formação ou aquisição de um bem de capital. Com base no conceito, assinale a alternativa que apresenta uma despesa orçamentária corrente.
  • A. Aquisição de imóveis ou bens já em utilização.
  • B. Gastos com planejamento e execução de obras.
  • C. Pagamento de encargos sobre operações de crédito.
  • D. Pagamento do principal da dívida pública.
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Segundo o contido nos artigos 47 a 50 da Lei nº 4.320/64, cujo tema é a Programação Financeira, pode-se defini-la como:

  • A.

    Conjunto de bens, direitos e obrigações.

  • B.

    Conjunto de valores à disposição da Diretoria Financeira da Sociedade Anônima.

  • C.

    Conjunto de ações planejadas do poder legislativo para a gestão fiscal.

  • D.

    Conjunto de ações desenvolvidas com o objetivo de estabelecer o fluxo de caixa da União, para determinado período.

  • E.

    Conjunto de normas jurídicas financeiras para a gestão fiscal.

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