Questões de Contabilidade Pública do ano 2025

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Contabilidade Pública do ano 2025

A Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC) apresenta as entradas (ingressos) e saídas (desembolsos) de caixa, e as classifica em três diferentes fluxos. A imagem abaixo é o recorte da DFC da UFCG referente ao período encerrado em 31/12/2023:

Imagem associada para resolução da questão

Considerando a estrutura da DFC, a imagem apresentada é um recorte do fluxo de caixa 

O quadro abaixo contém um resumo da Demonstração das Variações Patrimoniais (DVP) da UFCG referente ao exercício findo em 31/12/2023:

Imagem associada para resolução da questão

O valor de - R$ 26.622.306,48, resultante do confronto das variações patrimoniais aumentativas com as variações patrimoniais diminutivas, é chamado de

Como explica o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP), a consolidação das demonstrações contábeis é o processo de agregação dos saldos das contas de mais de uma entidade, excluindo-se as transações recíprocas, de modo a disponibilizar os macroagregados do setor público, proporcionando uma visão global do resultado. Para fins de elaboração das demonstrações contábeis consolidadas, devem ser excluídas:

A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional esclarece que “dívida ativa” é o nome dado à base de dados que contém todos os créditos públicos que são devidos por pessoas físicas e jurídicas e que não foram pagos.
Nesse contexto, analise as afirmativas abaixo:

I - A inscrição do crédito em dívida ativa configura fato contábil permutativo, pois não altera o valor do patrimônio líquido do ente público.
II - No órgão ou entidade de origem, é baixado o crédito a receber contra uma variação patrimonial diminutiva (VPD) e, no órgão ou entidade competente para inscrição, é reconhecido um crédito de dívida ativa contra uma variação patrimonial aumentativa (VPA).
III - Considerando-se o ente como um todo, há apenas a troca do crédito a receber inscrito pelo crédito não inscrito em dívida ativa, sem alteração do valor do patrimônio líquido.
É CORRETO o que se afirma em:

A Lei n.º 4.320/1964 define que subvenções são as transferências destinadas a cobrir despesas de custeio das entidades beneficiadas. Nessa mesma lei, as subvenções são classificadas como

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis