Questões de Contabilidade Pública do ano 2025

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Contabilidade Pública do ano 2025

O resultado patrimonial do período é apurado na Demonstração das Variações Patrimoniais (DVP) pelo confronto entre as variações patrimoniais quantitativas aumentativas e diminutivas. Conforme esclarece o MCASP (2023), a NBC TSP 11 incentiva a apresentação de análise das variações patrimoniais diminutivas utilizando a classificação baseada em dois métodos alternativos, ou seja, quanto à sua função dentro da entidade ou quanto à natureza. Considerando as informações apresentadas no texto, analise as asserções a seguir e a relação entre elas:

I – A utilização do método da função é obrigatória para todos os entes públicos, sendo facultado publicar, adicionalmente, a análise segundo o método da natureza.

PORQUE

II – A estrutura do Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP) detalha as variações patrimoniais diminutivas (VPD) conforme o método da função.

A respeito dessas asserções, analise a opção CORRETA:

Conforme define o MCASP (2023), a Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC) apresenta as entradas e saídas de caixa, e as classifica em fluxos operacional, de investimento e de financiamento. Na DFC da UFCG referente ao exercício findo em 31/12/2023, verifica-se que a geração líquida de caixa e equivalentes de caixa foi de R$ 9.816.275,71. Considerando as informações apresentadas no texto, analise as asserções a seguir e a relação entre elas:

I – O saldo da conta Caixa e Equivalentes de Caixa referente a 31/12/2023 é maior do que o saldo referente ao exercício anterior.

PORQUE

II – Isso acontece apenas quando os três fluxos de caixa da DFC referente ao ano corrente são positivos, gerando um incremento no saldo da conta Caixa e Equivalentes de Caixa em relação ao saldo do exercício anterior.

A respeito dessas asserções, analise a opção CORRETA:

O quadro abaixo é um recorte de uma das demonstrações contábeis da UFCG referentes ao exercício findo em 31/12/2023, e servirá de referência para responder à questão.


Q29_30.png (646×101)


Disponível em: https://portal.ufcg.edu.br/documentos/category/32-2023.html. Acesso em: 21 ago. 2024. [Adaptado]. 
Como se observa, o quadro apresenta os saldos dos ativos e passivos financeiros e permanentes, que compõem o Quadro de Ativos e Passivos Financeiros e Permanentes. Esse quadro é parte integrante:

Na literatura especializada sobre custos, encontramos diversos métodos de custeio, tais como o custeio por absorção, amplamente utilizado pelas empresas para fins de valoração de estoques e de apuração de resultados. Para as instituições públicas, a NBC TSP 34 – Custos no setor público sugere alguns métodos de custeio, destacando que esses métodos de custeio diferem entre si em função dos recursos utilizados ou consumidos que devem ou não ser atribuídos aos objetos de custos. Para instituições públicas que se encontram em estágios iniciais, com menor grau de maturidade de modelos de gerenciamento de custos, a norma recomenda a utilização do método de custeio:

A Instrução Normativa n.º 1.234, de 11 de janeiro de 2012, e suas atualizações dispõem sobre a retenção de tributos incidentes sobre pagamentos efetuados a pessoas jurídicas pelo fornecimento de bens ou prestação de serviços pelos órgãos da administração pública federal direta, autarquias, fundações, empresas públicas federais, sociedades de economia mista e demais entidades que menciona, e pelos órgãos da administração pública direta dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, inclusive suas autarquias e fundações. Para atender às determinações dessa legislação, a UFCG, ao efetuar pagamentos a pessoas jurídicas pelo fornecimento de bens ou prestação de serviços em geral, inclusive obras de construção civil, fica obrigada a efetuar a retenção, entre outros tributos, da CSLL. O valor da CSLL a ser retido será determinado mediante a aplicação da alíquota de: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis