Questões de Contabilidade Privada da FEPESE

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Leia as proposições abaixo.

I. O Livro de Apuração do Lucro Real, também conhecido pela sigla Lalur, é um livro de escrituração de natureza eminentemente fi scal, criado pelo Decreto-lei no 1.598, de 1977, em obediência ao § 2o do art. 177 da Lei no 6.404, de 1976, e destinado à apuração extracontábil do lucro real sujeito à tributação para o imposto de renda em cada período de apuração, contendo, ainda, elementos que poderão afetar o resultado de períodos de apuração futuros (RIR/1999, art. 262).

II. O Lalur, cujas folhas são numeradas tipograficamente, tem duas partes, com igual quantidade de folhas cada uma, reunidas em um só volume encadernado, a saber:

  • parte A, destinada aos lançamentos de ajuste do lucro líquido do período (adições, exclusões e compensações), tendo como fecho a transcrição da demonstração do lucro real; e
  • parte B, destinada exclusivamente ao controle dos valores que não constem da escrituração comercial, mas que devam influenciar a determinação do lucro real de períodos futuros.

III. O livro diário (livro obrigatório) é utilizado para o registro de toda a escrituração contábil. Devem ser lançados nesse livro, dia a dia, todos os atos ou operações das atividades empresariais, que modifiquem ou possam vir a modifi car a situação patrimonial, econômica e financeira da pessoa jurídica.

IV. O livro razão é um livro fiscal, onde as empresas devem, no fim de cada exercício, escriturar o inventário físico das mercadorias, matéria prima, material de embalagem, devidamente valorizadas, e de acordo com as normas previstas no regulamento do imposto de renda.

Assinale a alternativa correta.

Todas as pessoas jurídicas sujeitas à apuração do lucro real, seja qual for o tipo societário adotado, estão obrigadas a elaborar, ao final de cada período de incidência do imposto de renda (trimestral ou anual), com observância da Lei nº 6.404, de 1976, as seguintes demonstrações financeiras:

Assinale a alternativa incorreta:

Os livros de registro de empresas comerciais são divididos em livros fiscais e contábeis. Os livros contábeis são:

Os livros de registro de empresas comerciais são divididos em livros fi scais e contábeis. Os livros fiscais são:

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