Questões sobre Cargo: Professor

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Cargo: Professor

Durante a primeira metade do século XX, os educadores musicais valorizaram a participação ativa das crianças nas aulas de música, ao mesmo tempo que a linguagem musical passava por intensas transformações que geraram impactos apenas mais tarde em sala de aula. Para Vertamatti (2008), enquanto as propostas da linguagem não alcançavam a prática escolar, os educadores utilizavam em sala de aula, predominantemente, a

“(...)Sabemos que será natural algum aluno (...) achar estranha a música africana ou ter dificuldade de compreender a música indígena, que você, na maior das boas intenções, decidiu acrescentar ao seu repertório. (...). Na realidade, estamos falando de uma dificuldade que não é apenas do (...) aluno, mas de inúmeras pessoas que se acomodam na visão calcada no estereótipo apresentado pelos meios de comunicação, resultado de certo arcaísmo nas propostas educacionais, e que acabam dificultando um conhecimento aberto e investigativo. (...) Estes e outros fatores contribuem para a grande dificuldade em aceitar o outro (...)”.

Para Almeida & Pucci (2003), essa dificuldade é derivada de uma visão

“A constituição do conhecimento por meio de experiências práticas, sendo a criação a via para a expressão sonora; a escuta do fenômeno sonoro como princípio de desenvolvimento do trabalho; a abrangência da experiência musical, incluindo no repertório sons de diferentes naturezas e produção de compositores atuais” (Vertamatti, 2008).

Esses princípios caracterizam as propostas de educadores musicais, que têm como campo privilegiado o contexto da música experimental. São eles:

No começo do século XX, foi lançado um manifesto intitulado L’arte dei rumori (“A arte dos ruídos”) demonstrando que, desde a invenção da máquina, “o homem estava sendo gradualmente condicionado por esses novos ruídos, e esse condicionamento estava modificando sua suscetibilidade musical” (Schafer, 2003). Defendia “o fim do exílio do ‘ruído’ na esfera do desagradável e insistia em que as pessoas abrissem seus ouvidos para a nova música do futuro”.

Essa espécie de profecia foi autoria do compositor

Ao sugerir que alunos, durante uma atividade cujo conteúdo é a influência portuguesa na música brasileira, pesquisem junto à comunidade portuguesa aspectos da pronúncia e significados dos textos das canções, o professor está desenvolvendo uma atividade de

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis