Questões sobre Questões Sociais

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Questões Sociais

No carnaval, enquanto a folia acontece, os confetes e as serpentinas podem esconder algumas das piores formas de trabalho infantil, como a exploração sexual, o trabalho realizado nas ruas e logradouros públicos e a comercialização de bebidas alcóolicas e outras drogas ilícitas por crianças e adolescentes. Essas atividades os expõem à violência, às drogas, ao tráfico de pessoas, ao envolvimento em acidentes de trânsito e às intempéries climáticas, como sol forte e chuva. “É desafiador fazer com que a sociedade entenda que crianças e adolescentes são sujeitos de direitos, são pessoas em peculiar condição de desenvolvimento e que, portanto, merecem proteção e assistência especial da família, do Estado e da sociedade, não importando a sua condição socioeconômica, gênero ou raça”, afirma a coordenadora nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância) do MPT, Ana Maria Villa Real.
(Disponível em: Procuradoria-Geral do Trabalho. Acesso em: 13/02/2023.)
Em relação ao trabalho infantil no Brasil, assinale a afirmativa INCORRETA.

Fracassei em tudo o que tentei na vida. Tentei alfabetizar as crianças brasileiras, não consegui. Tentei salvar os índios, não consegui. Tentei fazer uma universidade séria e fracassei. Tentei fazer o Brasil desenvolver-se autonomamente e fracassei. Mas os fracassos são minhas vitórias. Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu.
(Darcy Ribeiro: 100 anos do visionário que lutou por indígenas, pela educação e fugiu de UTI para concluir livro | Educação | G1 globo.com.)
O trecho anteriormente apresentado é parte do discurso que o antropólogo, etimólogo, educador, escritor e político Darcy Ribeiro (1922-1997) proferiu na Universidade Sorbonne, em Paris, quando recebeu o título de Doutor Honoris Causa, que resume a singular e brilhante carreira do intelectual mineiro que não ficou circunscrito aos limites da academia. Em 2022, comemorou-se o seu centenário de nascimento. Ficou famoso por suas várias obras e por ser

Na legislação acerca de direitos humanos, a proibição da discriminação é princípio assente e está presente na maioria dos tratados internacionais, leis e constituições dos Estados, inclusive da Declaração Universal dos Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) de 1948: “Artigo II, 1 – Todo ser humano tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidos nesta Declaração, sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, idioma, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição; 2 – Não será também feita nenhuma distinção fundada na condição política, jurídica ou internacional do país ou território a que pertença uma pessoa, quer se trate de um território independente, sob tutela, sem governo próprio, quer sujeito a qualquer outra limitação de soberania”.
(Disponível em: https//portal.tcu.gov.br. Acesso em: 26/01/2023.)

São considerados atos de xenofobia, EXCETO:

No Brasil, os custos do transporte público por ônibus são cobertos pela arrecadação tarifária e também pelo setor público nas concessões e isenções fiscais.

Um dos grandes temas de debate nos últimos anos foi a representatividade de minorias em espaços de poder, sejam eles de mulheres, negros, indígenas e outros. Neste sentido, ___________, falecida recentemente, foi exemplar. Como mulher negra, ela foi repórter desde a década de 1970, e enfrentou adversidades numa época mais hostil às discussões sobre minorias políticas. Mesmo assim, se tornou bem-sucedida e reconhecida internacionalmente por seu trabalho. Qual das opções abaixo se refere a esta profissional? Assinale a alternativa correta:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis