Questões sobre Questões Sociais

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Listagem de Questões sobre Questões Sociais

#Questão 881010 - Conhecimentos Gerais, Questões Sociais, CPCON, 2020, Prefeitura de Sapé - PB, Professor de Educação Básica II - História (Zona Urbana)

Autores representantes da historiografia marxista no Brasil da segunda metade do século XX, como Emília Viotti da Costa, Clóvis Moura e Jessé de Souza, possuíam o consenso de que o pensamento da democracia racial no Brasil não passava de um MITO, porque
I- o mito da democracia racial expressava a ideia de que a escravidão não foi tão dura e cruel porque existia harmonia entre os senhores e escravos. II- a igualdade racial propagada se baseava no conceito de miscigenação como se a mistura étnica no Brasil tivesse ocorrido com naturalidade e sem violência. III- as questões raciais, ao serem tratadas como democráticas, ocultavam os conflitos e contradições sociais herdadas do período colonial e da escravidão IV- a suposta democracia racial impulsiona o racismo velado e a manutenção da desigualdade social entre negros e brancos.
É CORRETO o que se afirma em:

Leia texto a seguir:


No Brasil, os casos de homicídio de pessoas negras (pretas e pardas) aumentaram 11,5% em uma década, de acordo com o Atlas da Violência 2020 […] publicado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). Ao mesmo tempo, entre 2008 e 2018, período avaliado, a taxa entre não negros (brancos, amarelos e indígenas) fez o caminho inverso, apresentando queda de 12,9%

(Fonte:https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2020-08/atlas-da-violencia-assassinatos-de-negros-crescem-115-em10-anos, acessado em outubro de 2020.


Sobre a questão do racismo no Brasil, marque V para Verdadeiro e F para Falso:


( ) O racismo é praticamente inexistente no Brasil, sendo mais forte em países como os Estados Unidos.

( ) O racismo tem relação histórica com a escravidão no Brasil.

( ) A miscigenação fez com que o país se transformasse num dos mais plurais do mundo. Apesar da desigualdade econômica no país, os negros conseguem ter, em termos proporcionais, a mesma renda dos brancos no nosso país.

( ) O racismo institucional não existe no Brasil, apenas nos Estados Unidos.


A alternativa que apresenta o termo correto é a letra:

#Questão 881012 - Conhecimentos Gerais, Questões Sociais, CPCON, 2020, Prefeitura de Sapé - PB, Professor de Educação Básica II - História (Zona Urbana)

Para Butler, gênero é uma construção a partir da cultura não sendo algo que está acabado, estando constantemente em construção através do tempo, constituindo um fenômeno inconstante e contextual, desta forma gênero passa a ser visto como um ato performativo. (COELHO, 2018, p. 8). Acerca desta informação, leia os itens abaixo e responda o que se pede.
I- A descoberta da chamada “Ideologia de Gênero” permite que as crianças em idade escolar estejam livres do risco da transformação de meninos em meninas e meninas em meninos. II- A “ideologia de gênero” não pode obrigar os meninos a brincarem de bonecas porque o gênero não é uma construção histórica: ou se nasce homem, ou se nasce mulher. III- “Menino veste azul e menina veste rosa” é uma frase que procura naturalizar o conceito de gênero e retira a possibilidade de observá-lo como construção histórica e cultural. IV- O debate promovido a partir dos estudos de gênero e do pensamento de que os lugares do feminino e do masculino são construções históricas e culturais provoca críticas com pouco aprofundamento teórico dos setores conservadores da sociedade brasileira.
Sobre os Estudos de Gênero É CORRETO o que se apresenta apenas em:

#Questão 880990 - Conhecimentos Gerais, Questões Sociais, EDUCA, 2020, Prefeitura de Cabedelo - PB, Professor de Educação Básica II - História

Leia a tirinha abaixo:



Sobre o racismo e o preconceito na história do Brasil é CORRETO afirmar que:


1. As teorias racistas largamente difundidas na sociedade brasileira e o projeto de branqueamento vigoraram até os anos 30 do século XX, quando foram substituídos pela chamada ideologia da democracia racial, entretanto, nesse novo contexto, a valorização da miscigenação e do mulato continuaram propiciando a disseminação de um ideal de branqueamento como projeto pessoal e social.


2. Em um contexto de grande força do pensamento autoritário, o processo de construção social do Brasil ganhou expressão máxima na obra de Francisco Campos, de Oliveira Vianna e da geração de intelectuais autoritários dos anos 20, e o diagnóstico de um país marcado pela desorganização social reforçou a busca de uma concepção de nação que afirmasse a unidade do povo em torno de um conjunto integrado e harmonioso, no qual a questão racial foi sistematicamente negada.


3. A elite colonial brasileira organizou um sistema de discriminação legal e uma ideologia racista que justificasse as diferentes posições sociais dos grupos raciais, ela compartilhava do conjunto de estereótipos de preconceitos negativos em relação ao negro em que amparava sua visão hierárquica de sociedade, por sua vez, o elemento branco era dotado de uma positividade que se acentuava quanto mais próximo estivesse da cultura europeia.


4. O conceito de democracia racial forneceu uma nova chave interpretativa para a realidade brasileira, com o progressivo desaparecimento do discurso racista e preconceituoso, dando lugar a ideia de cultura como projeto nacional de valorização do povo brasileiro pela formação da nação que ultrapassou e fundiu os grupos raciais presentes em sua formação pelo nascimento de uma nação integrada, mesmo que heterogênea.


5. O desafio de construir de uma sociedade com políticas públicas beneficiem, de forma geral e abrangente, o conjunto da população está diretamente associado ao enfrentamento da questão racial, que perpassa o tecido social e as relações sociais que, de modo geral, estruturam o cotidiano, reafirmando patamares surpreendentes de desigualdade, pois a negação da existência de um problema racial parece ser o sustentáculo do processo de reprodução das desigualdades sociais no país.


Estão CORRETAS:

Pesquisadores apontam a necessidade de conhecer mais profundamente a dinâmica demográfica dos povos indígenas no Brasil contemporâneo, sobretudo pela forte ameaça à vida dos indígenas, que historicamente é conhecida. O primeiro censo realizado sobre as populações indígenas ocorreu em 1991, incluindo a categoria indígena na variável cor e raça. Em 2000 o censo foi ampliado, porém ainda com lacunas sobre a demografia dos povos indígenas, e o último censo foi realizado em 2010. A representação do mapa temático permite a interpretação de determinados fenômenos e padrões de distribuição relacionados à população indígena. Leia o mapa temático e, em seguida, avalie como (V) verdadeiro ou (F) falso as proposições.
Fonte: Laboratório de demografia e estudos populacionais. Acesso: https://www.ufjf.br/ladem/2013/04/25/ibge-mapeia-a-populacao-indigena/
( ) A população indígena está distribuída por todo território nacional, e no litoral existe um maior número de pessoas declaradas indígenas nos Estados de Pernambuco e Alagoas. ( ) No Centro Oeste do Brasil o maior número de pessoas indígenas encontra-se no Estado do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. ( ) Dentro do limite da Amazônia Legal existe uma grande concentração no número de pessoas declaradas indígenas, em particular nos estados de Roraima e Amazonas. ( ) São Paulo é o estado do Sudeste que apresenta uma maior concentração da população declarada indígena.
Assinale alternativa CORRETA que apresenta a avaliação das proposições.

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