Questões de Conhecimentos Gerais

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#Questão 881009 - Conhecimentos Gerais, Economia, CPCON, 2020, Prefeitura de Sapé - PB, Professor de Educação Básica II - Geografia (Zona Urbana)

Com a reestruturação do modo de produção capitalista no Século XX, o mundo do trabalho sofreu grandes alterações como a inserção de novas tecnologia e processos, sendo uma das consequências o desemprego estrutural. A associação deste fato à economia mundial, as crises financeiras globais, reflete-se no chamado desemprego conjuntural. Ambos (o estrutural e o conjuntural) trazem como consequência o crescimento de desocupados ou subocupadas. Sobre o assunto, análise o texto e o gráfico, marque (V) para verdadeiro e (F) para falso.
(1) Pessoas desocupadas + subocupadas por insuficiência de horas trabalhadas + força de trabalho potencial, dividida pela soma da força de trabalho e da força de trabalho potencial. Fonte: IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua; Fundação Seade.
( ) O impacto da crise econômica mundial de 2009 sobre o nível de desemprego conjuntural no Brasil foi menor do que em muitos outros países. No Brasil a taxa de desemprego foi 6% em 2012, na Espanha ela chegou a mais de 25%. Os impactos da crise econômica no Brasil foram agravados por uma crise política, fazendo com que a taxa de desocupados seja crescente entre os anos de 2016 até 2019. ( ) Com a retomada do crescimento econômico, na segunda metade da década de 2000, o emprego formal cresceu no Brasil. A complexidade da economia atual e a crise do trabalho impõe a precarização do emprego que assume formas de trabalho autônomo, informal e terceirizado, cuja taxa de subutilização da força de trabalho é crescente entre os anos de 2016 até 2019. ( ) Os cortes nas políticas sociais e de proteção ao trabalho refletem positivamente no comportamento das pessoas que buscam novas formas de trabalho, portanto a taxa de subutilização do trabalho entre os anos de 2016 a 2019 no Brasil, que é crescente, e reflete uma nova forma de trabalho com grandes benefícios para os trabalhadores. ( ) Processo reestruturativo do capitalismo global emerge uma nova morfologia social do trabalho, em que o trabalhador aceita abrir mão dos direitos trabalhistas, a fim de manter o desenvolvimento econômico e o lucro do empregador. Neste sente sentido, não existe a formalização do trabalho, fato que justifica o crescimento da taxa de desocupação.
A sequência CORRETA é:

#Questão 881012 - Conhecimentos Gerais, Questões Sociais, CPCON, 2020, Prefeitura de Sapé - PB, Professor de Educação Básica II - História (Zona Urbana)

Para Butler, gênero é uma construção a partir da cultura não sendo algo que está acabado, estando constantemente em construção através do tempo, constituindo um fenômeno inconstante e contextual, desta forma gênero passa a ser visto como um ato performativo. (COELHO, 2018, p. 8). Acerca desta informação, leia os itens abaixo e responda o que se pede.
I- A descoberta da chamada “Ideologia de Gênero” permite que as crianças em idade escolar estejam livres do risco da transformação de meninos em meninas e meninas em meninos. II- A “ideologia de gênero” não pode obrigar os meninos a brincarem de bonecas porque o gênero não é uma construção histórica: ou se nasce homem, ou se nasce mulher. III- “Menino veste azul e menina veste rosa” é uma frase que procura naturalizar o conceito de gênero e retira a possibilidade de observá-lo como construção histórica e cultural. IV- O debate promovido a partir dos estudos de gênero e do pensamento de que os lugares do feminino e do masculino são construções históricas e culturais provoca críticas com pouco aprofundamento teórico dos setores conservadores da sociedade brasileira.
Sobre os Estudos de Gênero É CORRETO o que se apresenta apenas em:

Autores representantes da historiografia marxista no Brasil da segunda metade do século XX, como Emília Viotti da Costa, Clóvis Moura e Jessé de Souza, possuíam o consenso de que o pensamento da democracia racial no Brasil não passava de um MITO, porque
I- o mito da democracia racial expressava a ideia de que a escravidão não foi tão dura e cruel porque existia harmonia entre os senhores e escravos. II- a igualdade racial propagada se baseava no conceito de miscigenação como se a mistura étnica no Brasil tivesse ocorrido com naturalidade e sem violência. III- as questões raciais, ao serem tratadas como democráticas, ocultavam os conflitos e contradições sociais herdadas do período colonial e da escravidão IV- a suposta democracia racial impulsiona o racismo velado e a manutenção da desigualdade social entre negros e brancos. É CORRETO o que se afirma em:

Pesquisadores apontam a necessidade de conhecer mais profundamente a dinâmica demográfica dos povos indígenas no Brasil contemporâneo, sobretudo pela forte ameaça à vida dos indígenas, que historicamente é conhecida. O primeiro censo realizado sobre as populações indígenas ocorreu em 1991, incluindo a categoria indígena na variável cor e raça. Em 2000 o censo foi ampliado, porém ainda com lacunas sobre a demografia dos povos indígenas, e o último censo foi realizado em 2010. A representação do mapa temático permite a interpretação de determinados fenômenos e padrões de distribuição relacionados à população indígena. Leia o mapa temático e, em seguida, avalie como (V) verdadeiro ou (F) falso as proposições.
Fonte: Laboratório de demografia e estudos populacionais. Acesso: https://www.ufjf.br/ladem/2013/04/25/ibge-mapeia-a-populacao-indigena/
( ) A população indígena está distribuída por todo território nacional, e no litoral existe um maior número de pessoas declaradas indígenas nos Estados de Pernambuco e Alagoas. ( ) No Centro Oeste do Brasil o maior número de pessoas indígenas encontra-se no Estado do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. ( ) Dentro do limite da Amazônia Legal existe uma grande concentração no número de pessoas declaradas indígenas, em particular nos estados de Roraima e Amazonas. ( ) São Paulo é o estado do Sudeste que apresenta uma maior concentração da população declarada indígena.
Assinale alternativa CORRETA que apresenta a avaliação das proposições.

Para Butler, gênero é uma construção a partir da cultura não sendo algo que está acabado, estando constantemente em construção através do tempo, constituindo um fenômeno inconstante e contextual, desta forma gênero passa a ser visto como um ato performativo. (COELHO, 2018, p. 8). Acerca desta informação, leia os itens abaixo e responda o que se pede.
I- A descoberta da chamada “Ideologia de Gênero” permite que as crianças em idade escolar estejam livres do risco da transformação de meninos em meninas e meninas em meninos. II- A“ideologia de gênero” não pode obrigar os meninos a brincarem de bonecas porque o gênero não é uma construção histórica: ou se nasce homem, ou se nasce mulher. III- “Menino veste azul e menina veste rosa” é uma frase que procura naturalizar o conceito de gênero e retira a possibilidade de observá-lo como construção histórica e cultural. IV- O debate promovido a partir dos estudos de gênero e do pensamento de que os lugares do feminino e do masculino são construções históricas e culturais provoca críticas com pouco aprofundamento teórico dos setores conservadores da sociedade brasileira. Sobre os Estudos de Gênero É CORRETO o que se apresenta apenas em:

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