Com a reestruturação do modo de produção capitalista

#Questão 881009 - Conhecimentos Gerais, Economia, CPCON, 2020, Prefeitura de Sapé - PB, Professor de Educação Básica II - Geografia (Zona Urbana)

Com a reestruturação do modo de produção capitalista no Século XX, o mundo do trabalho sofreu grandes alterações como a inserção de novas tecnologia e processos, sendo uma das consequências o desemprego estrutural. A associação deste fato à economia mundial, as crises financeiras globais, reflete-se no chamado desemprego conjuntural. Ambos (o estrutural e o conjuntural) trazem como consequência o crescimento de desocupados ou subocupadas. Sobre o assunto, análise o texto e o gráfico, marque (V) para verdadeiro e (F) para falso.
(1) Pessoas desocupadas + subocupadas por insuficiência de horas trabalhadas + força de trabalho potencial, dividida pela soma da força de trabalho e da força de trabalho potencial. Fonte: IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua; Fundação Seade.
( ) O impacto da crise econômica mundial de 2009 sobre o nível de desemprego conjuntural no Brasil foi menor do que em muitos outros países. No Brasil a taxa de desemprego foi 6% em 2012, na Espanha ela chegou a mais de 25%. Os impactos da crise econômica no Brasil foram agravados por uma crise política, fazendo com que a taxa de desocupados seja crescente entre os anos de 2016 até 2019. ( ) Com a retomada do crescimento econômico, na segunda metade da década de 2000, o emprego formal cresceu no Brasil. A complexidade da economia atual e a crise do trabalho impõe a precarização do emprego que assume formas de trabalho autônomo, informal e terceirizado, cuja taxa de subutilização da força de trabalho é crescente entre os anos de 2016 até 2019. ( ) Os cortes nas políticas sociais e de proteção ao trabalho refletem positivamente no comportamento das pessoas que buscam novas formas de trabalho, portanto a taxa de subutilização do trabalho entre os anos de 2016 a 2019 no Brasil, que é crescente, e reflete uma nova forma de trabalho com grandes benefícios para os trabalhadores. ( ) Processo reestruturativo do capitalismo global emerge uma nova morfologia social do trabalho, em que o trabalhador aceita abrir mão dos direitos trabalhistas, a fim de manter o desenvolvimento econômico e o lucro do empregador. Neste sente sentido, não existe a formalização do trabalho, fato que justifica o crescimento da taxa de desocupação.
A sequência CORRETA é:

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis