Questões de Conhecimentos Específicos de um Cargo/Área do ano 2018

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Conhecimentos Específicos de um Cargo/Área do ano 2018

A figura ao lado representa um equipamento de ampla utilização nos laboratórios de microbiologia. O equipamento representado na figura é um

No gerenciamento dos resíduos dos serviços de saúde (RSS), estabelecido pela RDC 306/2004, há uma norma brasileira, a NBR 7.500 da ABNT, que regulamenta como os sacos e recipientes apropriados devem ser devidamente identificados por meio de símbolos, cores e expressões, e fornecendo informações sobre o correto manejo dos RSS. De acordo com essa NBR, os sacos e recipientes contendo os resíduos

A baciloscopia do escarro é um método utilizado para o diagnóstico laboratorial da tuberculose pulmonar, o qual visa pesquisar a presença de bacilos álcool-ácido resistentes – BAAR – em esfregaços da amostra de escarro. Contudo, durante a manipulação da amostra de escarro, formam-se aerossóis que podem, eventualmente, contaminar o ambiente e o técnico que manipula a amostra. Para minimizar esse risco de contaminação, algumas medidas de biossegurança devem ser cumpridas. O procedimento correto que deve ser adotado pelo técnico no preparo do esfregaço, a fim de evitar a formação de aerossóis, é:

Um técnico de laboratório, ao coletar uma amostra de sangue de um paciente, perfurou o próprio dedo com a agulha contaminada pelo sangue. Imediatamente, o técnico iniciou os procedimentos de biossegurança recomendados em caso de acidentes com exposição percutânea por material biológico. Esses procedimentos são:

Um técnico de laboratório de análises clínicas precisa preparar diferentes materiais para esterilização. São eles: pipeta graduada, tesoura de metal, balão contendo 1 litro de meio ágar nutriente e uma proveta. Os itens a seguir descrevem procedimentos para preparação de cada um desses materiais.

I Embalar a tesoura em papel alumínio; em seguida, envolvê-la em papel Kraft e esterilizar em estufa, em temperaturas na faixa de 170-180 oC; por duas horas.

II Adicionar algodão hidrofóbico na extremidade da pipeta graduada; embalar individualmente a pipeta com papel Kraft e esterilizar por autoclavação.

III Utilizar uma tampa para vedar a proveta, envolvê-la completamente em papel Kraft e esterilizar a 130 oC por 21 minutos em calor úmido, que tem ação oxidante.

IV Esterilizar diretamente o meio ágar nutriente por filtração, utilizando o filtro de nitrocelulose com um poro de 2,22 μm.

Estão corretos apenas os procedimentos presentes nos itens

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis