Questões de Conhecimentos Específicos de um Cargo/Área do ano 2008

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Conhecimentos Específicos de um Cargo/Área do ano 2008

No que concerne aos atributos e às responsabilidades do socorrista e ao socorro, julgue os itens subseqüentes. No momento em que chegar ao local do evento, o socorrista deve avaliar a situação da emergência e, antes de agir, deve observar, principalmente, a situação, seu potencial de risco e medidas a serem adotadas. Em seguida, ele deve reportar, de forma dinâmica e o mais brevemente possível (via rádio), os seguintes dados: local exato da ocorrência; tipo de ocorrência; riscos potenciais; número de vítimas; gravidade das vítimas; necessidades de recursos adicionais; hospital para o atendimento.

No que concerne aos atributos e às responsabilidades do socorrista e ao socorro, julgue os itens subseqüentes. A segurança no local da ocorrência deve ser feita pelo socorrista, que deve adotar cuidados como estacionamento adequado da viatura de emergência, gerenciamento dos riscos, isolamento e sinalização desse local. A viatura deve ficar, no mínimo, a 10 m da área onde houve o acidente, de forma a servir como anteparo, proporcionando maior segurança à guarnição de serviço e às vítimas envolvidas no sinistro.

Em relação a avaliação e socorro a vítimas de acidente, julgue os itens que se seguem. Se, em um acidente de trânsito, o motorista de um caminhão, durante a colisão, fosse arremessado para fora do veículo, caberia ao socorrista, no momento em que realizasse a avaliação inicial da vítima, começar avaliando a capacidade de resposta do paciente, ou seja, se a vítima se encontrava Alerta, se ela emitia resposta Verbal, se respondia a estímulo da Dor, ou se estava Inconsciente/sem resposta (AVDI). Em seguida ele deveria avaliar a permeabilidade das vias aéreas e estabilizar, manualmente, a coluna cervical do paciente, para, só depois disso, avaliar a respiração, usando a técnica do Ver, Ouvir e Sentir (VOS). Após essa fase, ele deveria verificar a circulação do paciente, avaliando o pulso carotídeo, verificando também a presença de hemorragias e a perfusão (se o socorrista dispusesse de um oxímetro de pulso, neste momento ele deveria empregá-lo, a fim de avaliar a pulsação, bem como a real necessidade de oxigênio da vítima). Por fim, o socorrista deveria classificar o paciente na escala CIPE.

Em relação a avaliação e socorro a vítimas de acidente, julgue os itens que se seguem.

Considere a seguinte situação hipotética.

Pedro, passageiro de um dos veículos envolvidos em uma colisão, ficou preso às ferragens do carro. Durante o atendimento prestado a ele na cena de emergência, Pedro, a cada tentativa de retirá-lo do veículo, reclamava de estar sentindo muita dor no tórax, em virtude de haver uma lesão grave no local. Além disso, ele precisou tomar oxigênio, devido a uma severa dificuldade para respirar. Nessa situação, o socorrista que o atendeu deveria classificá-lo como instável, considerando-se a escala CIPE.

Em relação a avaliação e socorro a vítimas de acidente, julgue os itens que se seguem. Um paciente que tenha sido arremessado para fora do veículo durante uma colisão e que tenha permanecido inconsciente durante todo o atendimento dos bombeiros deve passar por uma avaliação física detalhada no local do acidente, por um período de 7 a 10 minutos, e em seguida, ser transportado a um hospital.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis