Listagem de Questões sobre Geral
Apresentamos abaixo assertivas relacionadas aos critérios para o registro contábil dos títulos e valores mobiliários adquiridos por instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil, exceto cooperativas de crédito, agências de fomento e sociedades de crédito ao microempreendedor. Assinale a opção que contém a afirmativa incorreta.
Devem ser classificados nas categorias: títulos para negociação, títulos disponíveis para venda, e títulos mantidos até o vencimento.
Na categoria títulos para negociação, devem ser registrados aqueles adquiridos com o propósito de serem ativa e freqüentemente negociados.
A valorização ou a desvalorização decorrente do ajuste ao valor de mercado dos títulos classificados na categoria "títulos para negociação" deve ser efetuada em contrapartida à adequada conta de rendas/despesas a apropriar.
A valorização ou a desvalorização decorrente do ajuste ao valor de mercado dos títulos classificados na categoria "títulos disponíveis para venda" deve ser efetuada em contrapartida à conta destacada do patrimônio líquido.
Os títulos e valores mobiliários classificados nas categorias "títulos para negociação" e "títulos disponíveis para venda", devem ser ajustados pelo valor de mercado, no mínimo por ocasião dos balancetes e balanços.
A propósito dos procedimentos para o registro contábil das operações com instrumentos financeiros derivativos realizadas por conta própria pelas instituições financeiras, demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil e administradoras de consórcios, abaixo são apresentadas assertivas, sendo uma delas incorreta. Assinale a opção que contém a afirmativa errada.
Nas operações a termo deve ser registrado, na data da operação, o valor final contratado deduzido da diferença entre esse valor e o preço a vista do bem ou direito em subtítulo retificador de uso interno da adequada conta de ativo ou passivo, reconhecendo as receitas e despesas em razão do prazo de fluência dos contratos, no mínimo, por ocasião dos balancetes mensais e balanços.
Nas operações com opções deve ser registrado, na data da operação, o valor dos prêmios pagos ou recebidos na adequada conta de ativo ou passivo, respectivamente, nela permanecendo até o efetivo exercício da opção, se for o caso, quando então deve ser baixado como redução ou aumento do custo do bem ou direito, pelo efetivo exercício, ou como receita ou despesa, no caso de não exercício, conforme o caso.
As operações com instrumentos financeiros derivativos devem ser avaliadas pelo valor de mercado, no mínimo, por ocasião dos balancetes mensais e balanços, computando-se a valorização ou a desvalorização em contrapartida à conta destacada no patrimônio líquido, sendo a receita ou despesa registrada somente no resultado do período em que o contrato for liquidado.
Nas operações com outros instrumentos financeiros derivativos, deve ser realizado registro em contas de ativo ou passivo de acordo com as características do contrato, inclusive aqueles embutidos, que devem ser registrados separadamente em relação ao contrato a que estejam vinculados.
Nas operações de futuro deve ser registrado o valor dos ajustes diários na adequada conta de ativo ou passivo, devendo ser apropriados como receita ou despesa, no mínimo, por ocasião dos balancetes mensais e balanços.
A propósito do registro contábil de investimentos permanentes, abaixo são apresentadas três assertivas. Avalie o acerto das afirmações e marque com V as verdadeiras e com F as falsas, em seguida, marque a opção correta.
( ) Para efeito de contabilização, a instituição financeira deve desdobrar o custo de aquisição de seus investimentos em valor do patrimônio líquido na época da aquisição e ágio ou deságio na aquisição do investimento. ( ) O ágio ou deságio na aquisição de investimento é calculado a partir da diferença entre o custo de aquisição e o valor de mercado das ações adquiridas. ( ) O valor do investimento na coligada ou controlada deve ser determinado mediante a aplicação, sobre o valor do patrimônio líquido, da porcentagem de participação no capital da coligada ou controlada, após efetuados os ajustes que forem necessários para eliminar efeitos decorrentes das integralizações parciais de aumentos de capital em dinheiro, da diversidade de critérios contábeis, dos resultados não realizados intercompanhias e excluídas eventuais participações recíprocas.
V, F, V
V, F, F
V, V, F
F, F, F
F, V, F
Apresentamos abaixo frases relacionadas aos conceitos e características das operações de crédito, conforme disposto no COSIF. Assinale o acerto das afirmações adiante e marque com V as verdadeiras e com F as falsas, em seguida, marque a opção correta.
( ) Na classificação dessas operações, pelos diversos títulos contábeis, deve-se ter em conta a aplicação dada aos recursos, por tipo ou modalidade de operação, e a atividade predominante do tomador do crédito. ( ) As operações de crédito são classificadas nas seguintes modalidades: empréstimos, títulos descontados e financiamentos. ( ) Empréstimos são as operações realizadas com destinação específica ou vínculo à comprovação da aplicação dos recursos.
V, V, V
F, F, V
F, V, V
Quanto às características das operações de arrendamento mercantil financeiro, avalie o acerto das afirmações adiante e marque com V as verdadeiras e com F as falsas, em seguida, marque a opção correta.
( ) As contraprestações e demais pagamentos previstos no contrato, devidos pela arrendatária, são normalmente suficientes para que a arrendadora recupere o custo do bem arrendado durante o prazo contratual da operação e, adicionalmente, obtenha um retorno sobre os recursos investidos. ( ) As despesas de manutenção, assistência técnica e serviços correlatos à operacionalidade do bem arrendado são de responsabilidade da arrendatária. ( ) O preço para o exercício da opção de compra é livremente pactuado, podendo ser, inclusive, o valor de mercado do bem arrendado.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}