Questões de Comunicação Social da FUNDEP

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Comunicação Social da FUNDEP

Leia o texto a seguir.

São recursos técnicos que tornam mais fácil a circulação de algum tipo de conteúdo em comparação com outras estruturas econômicas que sustentam ou restringem a circulação, atributos de um texto de mídia que podem motivar por meio das redes sociais ligando as pessoas em troca de bytes significativos” (JENKINS, 2014). (fragmento adaptado)

Segundo o autor, o conceito anterior refere-se à:

Segundo Jenkins, em seu livro Cultura da Conexão (2014), na era do compartilhamento digital e no atual cenário de incertezas, muitos antigos modelos para compreender os públicos deixam de ser aplicáveis. Mesmo assim, considerações estratégicas e técnicas podem aumentar as chances de o conteúdo ser propagável.

As considerações estratégicas, a seguir, descritas pelo autor estão corretas no que se refere à mídia propagável, EXCETO:

Segundo Nilson Lage (2001, p. 73), a entrevista é o procedimento clássico de apuração de informações em jornalismo. Com base nos tipos de entrevista, relacione a COLUNA II de acordo com a COLUNA I.

COLUNA I

1. Ritual

2. Em profundidade

3. Temática

4. Testemunhal

COLUNA II

( ) Pode servir para ajudar na compreensão de um problema, expor um ponto de vista.

( ) É geralmente breve. O ponto de interesse está mais centrado na exposição do entrevistado do que no que ele tem a dizer.

( ) A reconstituição do evento é feita do ponto de vista particular do entrevistado que, usualmente, acrescenta suas próprias interpretações.

( ) O objetivo da entrevista é a figura do entrevistado.

Assinale a sequência CORRETA.

Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I associando conceitos a suas corretas definições.

COLUNA I

1. Follow up

2. Press kit

3. Mailing list

4. Clipping

COLUNA II

( ) Material que contém relação de veículos e jornalistas contratados para divulgação, com dados básicos, como nome completo, cargo, editoria, telefone, e-mail, entre outros.

( ) Ação que visa a obter retornos, por telefone, do envio de press releases, distribuição de material de apoio ou de convocação de coletiva à imprensa.

( ) Reunião de matérias veiculadas, de interesse do assessorado. Ajuda a avaliar o desempenho do assessorado e de seus concorrentes.

( ) Pasta ou arquivo eletrônico contendo os textos principais sobre o assessorado, sua atividade, seu histórico, faturamento, locais em que atua, entre outros.

Assinale a sequência CORRETA.

Leia o trecho a seguir.

“Para as organizações noticiosas, uma nova função tem emergido. O pesquisador Axel Bruns (2003) descreve o novo papel colaborativo do jornalismo em rede. Na era das redes ou da conexão, o jornalista atua mais como aquele que examina os fatos para avaliar sua veracidade e boa-fé, como um autenticador dos jornalistas cidadãos e curador do que é reportado nas redes sociais” (CANAVILHAS, 2014, cap. 7).

A nova função apontada pelo autor é conhecida como:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis