Questões sobre Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais

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Listagem de Questões sobre Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais

A respeito do tema tratado no fragmento de texto acima, julgue os itens a seguir, que se referem a fundamentos teóricos da comunicação.

As fontes de informação são estudadas pela hipótese do agenda-setting (agendamento), segundo a qual são as fontes que conduzem a agenda da mídia na atualidade, dado que toda informação fidedigna depende de uma fonte segura e confiável.

Não há consenso sobre o que seja reputação corporativa, conceito surgido no início da década passada. A reputação corporativa tem sido atrelada ao desempenho, à confiança e às expectativas de stakeholders. Além disso, ela é vista por alguns autores como um ativo intangível das instituições. Com relação a esse assunto, julgue os itens subsequentes.

Imagem, identidade e reputação são conceitos complementares, e não sinônimos.

Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir, relativos às teorias do jornalismo e às condições de produção da notícia.

Entre as abordagens que estudam os critérios de seleção dos elementos da notícia estão os estudos sobre gatekeeping, que consistem na análise dos procedimentos relacionados à escolha de temas e enfoques as para notícias. Os estudos sobre os agentes chamados gatekeepers surgiram no campo da psicologia e foram adaptados à análise comunicacional por David Manning White na década de 50 do século passado, com ênfase à ação pessoal dos jornalistas no processo de seleção.

Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir, relativos às teorias do jornalismo e às condições de produção da notícia.

A teoria multifatorial da notícia explica a complexidade das condições de produção da notícia, que envolve uma multiplicidade de elementos, tais como fatores sociais, políticos, econômicos, ideológicos, históricos, tecnológicos e organizacionais.

Julgue os itens que se seguem, relativos ao estudo dos efeitos dos meios de comunicação de massa na sociedade.

O efeito de consonância, associado ao estudo da construção social da realidade pelos meios de comunicação de massa, é consequência das rotinas produtivas, dos critérios de noticiabilidade e da cultura profissional dos jornalistas. Como resultado desse conjunto de fatores, os noticiários apresentam mais semelhanças do que diferenças — sejam as manchetes, as chamadas de primeira página ou o lide das principais notícias.

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