Questões sobre Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística

Um assessor de imprensa deve estar atento à qualidade dos produtos e aos canais de comunicação internos e externos da organização. A esse respeito, julgue os próximos itens.

Enviar “torpedos” com sugestões de pautas a jornalistas é um procedimento tecnicamente eficaz, mas considerado de netiqueta duvidosa.

Do ponto de vista da estrutura, a notícia se define, no jornalismo moderno, como o relato de uma série de acontecimentos a partir do fato mais importante ou interessante. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.

Uma vez que não pressupõe o ordenamento cronológico e temporal dos fatos, a notícia não se propõe somente a narrá-los, mas, antes de tudo, a expô-los em ordem crescente de importância.

A Internet trouxe mudanças substanciais para o jornalismo, alterando suas rotinas de produção, linguagens e estratégias de relacionamento com o público. No que se refere ao jornalismo digital e a suas características, julgue os itens de 55 a 61.

Do mesmo modo como, no telejornalismo, a pauta precisa trazer um planejamento pormenorizado do que será noticiado, no jornalismo veiculado na Internet, a pauta deve ser elaborada com muito rigor, apresentando orientações detalhadas que guiem o trabalho do repórter.

Com relação às características das assessorias de imprensa e suas estratégias de relacionamento com a mídia, julgue os próximos itens.

O momento ideal para entrega do press kit é depois da coletiva, de modo que sua distribuição não interrompa a fala do entrevistado.

O texto jornalístico possui alguns princípios universais que guiam a redação e a veiculação das notícias. Entretanto, cada mídia requer técnicas particulares, que conduzem a linguagens específicas. Acerca das técnicas de redação do texto jornalístico, da sua linguagem e adequação, julgue os itens subsecutivos.

O lide narrativo, comum em editorias especializadas, como as de ciência e tecnologia e as de política, segue um modelo que tem sua origem na estrutura tradicional dos contos.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis