Questões sobre Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística

Grandes coberturas jornalísticas exigem capacidade de planejamento dos editores. No caso específico de uma catástrofe com impacto direto na população (um surto de doença grave, por exemplo), a edição requer tratamento especial. Acerca desse tema, assinale a alternativa que apresenta a orientação mais apropriada para esse tipo de cobertura.

Durante a leitura de uma matéria jornalística, é fundamental manter a atenção do leitor. Para que isso ocorra, são utilizadas algumas técnicas em sua elaboração, tais como a chamada pirâmide invertida, que deve ser iniciada

A técnica de redação de uma manchete é importante, pois, segundo Elcias Lustosa, ela representa a construção de uma mensagem específica que comporá o quadro do material editorial de um noticiário de qualquer veículo de comunicação de massa. (O texto da notícia, Brasília: Editora UnB) Lustosa complementa que se constitui em um elemento fundamental no que se refere à composição do quadro geral da

Considere:

Na reprodução dos jornais acima,

Sabe-se que a reportagem de ciência e tecnologia, ao informar, complementa e atualiza conhecimentos, e, nesse sentido, educa e atua sobre a sociedade e a cultura.

A esse respeito, avalie as afirmações acerca das características técnicas e teóricas da pauta, apuração, redação e edição de textos jornalísticos informativos, interpretativos e opinativos na especificidade da divulgação científica.

I. A tarefa da reportagem especializada em ciência e tecnologia é transformar conhecimento científicotecnológico em informação jornalística.

II. O fundamental num texto de informação jornalística científica é fazer compreender e aproximar o universo da ciência do universo em que vive e pensa o consumidor da informação.

III. A reportagem de ciência e tecnologia cumpre algumas funções básicas como educar ao socializar o conhecimento pela transmissão da informação jornalística científica.

IV. As relações entre o público a que se destina o cientista e entre o público a que se destina o jornalista, no que se refere ao acontecimento científico, são semelhantes.

Está correto apenas o que se afirma em

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis