Questões sobre Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística

Nos dias de hoje, a comunicação social dedica-se a ser proativa e contribuir para que empresas, organizações, instituições e órgãos de governo falem com a sociedade. Para isso, lança mão de veículos e instrumentos específicos, bem como de técnicas de marketing. Com relação a esse tema, julgue os itens a seguir.

Técnica de redação jornalística cada vez mais usada pelos meios de comunicação, em especial pelos jornais de circulação nacional, o nariz-de-cera é grande auxiliar do lead para dar ao texto maior síntese e clareza.

Julgue os itens subseqüentes.

O jornalismo impresso usa a chamada como recurso técnico para atrair a atenção do leitor para a primeira página. Por isso, as chamadas são textos curtos que trazem as principais informações sobre a matéria e remete à página em que ela se encontra no jornal.

Acerca da elaboração dos textos jornalísticos, julgue os itens a seguir.

Os parágrafos no texto jornalístico são produzidos por critérios diferentes daqueles da língua culta. Os parágrafos são determinados por critérios de número de linhas em função da diagramação e da facilidade de leitura, pois blocos grandes de texto são indesejáveis.

Com base no conhecimento teórico e nas rotinas produtivas da profissão de jornalista, julgue os itens subseqüentes.

A objetividade jornalística estaria garantida quando o jornalista apresenta versões diferentes de uma mesma realidade, com provas suplementares para fundamentar um fato; quando usa aspas para indicar que não está dando a sua versão do fato, mas a da fonte; quando apresenta os fatos mais importantes primeiro e separa cuidadosamente os fatos das opiniões por meio da utilização do rótulo de informação opinativa.

Com relação às questões de estilo e sua influência junto aos leitores, julgue os itens que se seguem.

O tempo pretérito na notícia é uma forma de mostrar que não se trata de especulação nem de opinião, mas de que o fato realmente aconteceu e foi documentado.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis