Questões sobre Meios de comunicação e mídia

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Listagem de Questões sobre Meios de comunicação e mídia

A comunicação em organizações públicas pressupõe também relacionamentos comerciais com diversas mídias. Sobre esses relacionamentos, é CORRETO afirmar que

Acerca das tecnologias de impressão, de elaboração de mídia eletrônica e da definição de mala direta, julgue os itens que se seguem.

A sucessão de cliques no ambiente digital permite o acesso hierarquizado aos pormenores de um fato noticiado, em um processo análogo ao da pirâmide invertida no jornalismo impresso.

Analise as seguintes afirmativas sobre o processo de produção em televisão.

I. Todas as indicações técnicas no texto do programa a ser transmitido são de responsabilidade do produtor.

II. O produtor deve, preferencialmente, visitar pessoalmente o local onde será desenvolvida a reportagem.

III. O produtor deve verificar a pertinência dos entrevistados quanto ao tema da entrevista e da repetição dos mesmos.

IV. O produtor deve checar com a técnica requisitos como som, hora de gravação e transmissão ao vivo.

A partir dessa análise, pode-se conclui que

O acesso às novas tecnologias, como a edição não-linear digital, tem permitido o aumento das produções com qualidade. Hoje é possível a realização de produções que há alguns anos eram inviáveis, devido ao alto custo desses equipamentos de TV. Diante dessa assertiva, a alternativa que melhor define o conceito de edição nãolinear e seu impacto no processo de produção da mídia eletrônica (rádio e TV) é:

De acordo com Predebon (Curso de propaganda: do anúncio à comunicação integrada. São Paulo: Atlas, 2004), o planejamento de mídia é um processo de estruturação de idéias para atender aos objetivos de comunicação e de marketing, baseado na verba disponível do anunciante e que culmina na formulação de um plano de mídia. O plano de mídia, por sua vez, é um documento que contém, de forma organizada, as análises de dados e as recomendações para atingir as metas da campanha. Os três pilares do plano de mídia são: objetivo, estratégia e tática. Com relação aos pilares, considere as seguintes afirmativas:

1. O objetivo de mídia é a quantidade de pessoas que se quer atingir com a campanha, com determinada intensidade de veiculação e durante determinado período. A estratégia de mídia é o caminho que se determina para atingir o objetivo, utilizando os meios escolhidos e seguindo um cronograma de veiculação. A tática de mídia são as formas de ação e os recursos através dos quais se implanta a estratégia.

2. O objetivo de mídia é a linha mestra do plano e demonstra a seleção dos meios que serão utilizados para atender aos objetivos de comunicação. A estratégia de mídia é a apresentação detalhada de como a veiculação será executada. A tática de mídia demonstra estudos sobre os investimentos da concorrência em mídia.

3. O objetivo de mídia expressa o percentual de alcance do público-alvo, a freqüência média com que o público-alvo deverá estar exposto à mensagem e continuidade das veiculações. A estratégia de mídia descreve os meios que serão utilizados e, caso contemple mais de um meio, identifica a função de cada um deles (básico, complementar, apoio). A tática de mídia apresenta detalhes específicos de execução do plano e compõe-se de mapa de programação por meio, análise de rentabilidade dos veículos e resumo de verba.

4. O objetivo de mídia apresenta a situação do mercado, do produto e um perfil psicográfico do público-alvo. A estratégia de mídia fornece um histórico de investimentos total em mídia das marcas concorrentes. A tática de mídia envolve negociações para obter o melhor preço, o melhor horário e a melhor colocação para a veiculação de uma campanha.

Assinale a alternativa correta.

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