Questões sobre Jargões e Vocabulário Jornalístico

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Jargões e Vocabulário Jornalístico

No jornalismo impresso, assim como no radiofônico, televisivo e virtual, o lead é o parágrafo de abertura da matéria. Nele estão as informações importantes para a transmissão da notícia, aquelas que respondem às questões o que, quem, quando, onde, como, por que e para quê. Há dezenas de leads, entre eles o clássico, o direto, o resumo etc. O lead narrativo traz

Artifício inicialmente utilizado por volta de 1861, em um jornal de Nova York, a técnica da Pirâmide Invertida veio a adequar-se aos anseios jornalísticos e, pouco depois, seu uso se expandiu por todo o planeta, sendo uma máxima até os dias de hoje. Em que exatamente consiste essa técnica?

O release, principal instrumento de divulgação entre as instituições e a imprensa, tem características específicas e deve respeitar os seguintes critérios para ser melhor aproveitado pelos veículos de comunicação:

No que se refere ao release e à organização de entrevistas coletivas, julgue os itens subsecutivos.

O press-kit consiste no material de apoio distribuído exclusivamente durante a realização de entrevista coletiva.

A pirâmide invertida é um jargão jornalístico usado para identificar textos em que a parte mais importante da notícia ou informação é apresentada no início. Sobre a pirâmide invertida, analise as assertivas abaixo.

I. Poupa o tempo do leitor e permite que o texto seja cortado mais facilmente na hora da edição.

II. O contrário da pirâmide invertida, assim como do lead, é o “nariz de cera”.

III. Técnica para prender a atenção do leitor e conduzi-lo para o corpo da matéria, onde o fato será explicado com maiores detalhes.

É correto o que se afirma em

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis