Questões sobre Ética na Comunicação

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Listagem de Questões sobre Ética na Comunicação

#Questão 161168 - Comunicação Social, Ética na Comunicação, CESPE / CEBRASPE, 2011, EBC, Jornalista de Empresa de Comunicação Pública

No que se refere ao conceito de ética aplicada à fotorreportagem e à imagem fotográfica, julgue os itens subsequentes.

Segundo o novo Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, de 2007, os profissionais de imprensa somente podem produzir alterações nas imagens captadas nos casos em que estas deturpem a realidade, para resgatar o sentido original da cena retratada.

#Questão 161169 - Comunicação Social, Ética na Comunicação, CESPE / CEBRASPE, 2011, EBC, Jornalista de Empresa de Comunicação Pública

No que se refere ao conceito de ética aplicada à fotorreportagem e à imagem fotográfica, julgue os itens subsequentes.

Considerando-se que a mídia, sendo parte integrante da realidade, seja responsável pela mediação de uma visão dessa realidade, e tenha, ao mesmo tempo, o poder de divulgá-la, é correto afirmar que a imagem jornalística contribui para criar a realidade que ela se propõe a descrever e que, dentro desse contexto, a discussão acerca da ética se torna indispensável na atividade dos profissionais de imprensa.

#Questão 161170 - Comunicação Social, Ética na Comunicação, CESPE / CEBRASPE, 2011, EBC, Jornalista de Empresa de Comunicação Pública

No que se refere ao conceito de ética aplicada à fotorreportagem e à imagem fotográfica, julgue os itens subsequentes.

Desde o final do século passado, recursos como os do computador, os da fotografia digital e os do tratamento da imagem possibilitaram a manipulação das fotografias e, com isso, desencadearam, pela primeira vez no fotojornalismo, o debate a respeito da ética como balizadora na manipulação e apresentação das imagens.

#Questão 161171 - Comunicação Social, Ética na Comunicação, CESPE / CEBRASPE, 2011, EBC, Jornalista de Empresa de Comunicação Pública

Julgue os próximos itens, a respeito do conceito de ética aplicada à imagem fotográfica e das características do trabalho de reportagem fotográfica.

O fotojornalista deve ser ético e consciente ao realizar seu trabalho, visto que não se pode afirmar que um leitor poderá ter perspectivas diferentes da do profissional que realizou a foto, da do editor que a selecionou ou da do chefe de redação que autorizou a sua veiculação.

Considere os incisos abaixo.

I. A divulgação da informação precisa e correta é dever dos meios de comunicação e deve ser cumprida independentemente da linha política de seus proprietários e/ou diretores ou da natureza econômica de suas empresas.

II. A produção e a divulgação da informação devem se pautar pela veracidade dos fatos e ter por finalidade o interesse público.

III. A liberdade de imprensa, direito e pressuposto do exercício do jornalismo, implica compromisso com a responsabilidade social inerente à profissão.

IV. A prestação de informações pelas organizações públicas e privadas, incluindo as não governamentais, deve ser considerada uma obrigação social.

V. A obstrução direta ou indireta à livre divulgação da informação, a aplicação de censura e a indução à autocensura são delitos contra a sociedade, devendo ser denunciadas à comissão de ética competente, garantido o sigilo do denunciante.

Em relação ao artigo 2o do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, está correto o que consta em

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