Questões de Comunicação Social do ano 2007

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Comunicação Social do ano 2007

Considere as assertivas abaixo

I. Há 33 anos, o trabalho de dois jornalistas ajudou a desvendar um escândalo nas eleições dos Estados Unidos. O então presidente Richard Nixon se reelegia com 60% dos votos. Mas as investigações daqueles profissionais garantiram que a história americana tomasse outros rumos. Em 1974, Nixon renunciou. Foram encontros com uma fonte especial o que os ajudou a desmascarar a corrupção da reeleição de Nixon. Apelidado de Garganta Profunda nas matérias, sempre trazia informações determinantes para o sucesso das denúncias de Bob Woodward e Carl Bernstein, repórteres do jornal Washington Post. Apenas em 2005 o mundo ficou sabendo quem era Garganta Profunda. Aos 91 anos, E. W. Mark Felt, que na década de 70 era o principal dirigente do FBI, abaixo do diretor da Agência, apresentou-se ao mundo.

II. Sete razões para votar NÃO, esta foi a capa da revista Veja na semana do dia 5 de outubro de 2005. Será que foi ético ter deixado explícita a opinião sobre desarmamento na capa?

Pode-se afirmar que essas questões referem-se, respectivamente

Os trechos grifados na citação sugerem três princípios éticos importantes no jornalismo, de acordo com os quais seriam desaprovados os métodos empregados pela dupla, assim como o enfoque dado ao tema. Identifique esses três princípios.

As fontes podem ser primárias, secundárias etc. A testemunha de um acidente, um outro documento original são fontes primárias. O livro que cita outro livro, o político que revela ao jornalista aquilo que outro político disse são fontes secundárias. O jornalista deve procurar, sempre que possível, privilegiar as fontes primárias, pois normalmente são mais fidedignas. Assim, pode-se afirmar que as qualidades de uma boa fonte são:

#Questão 560968 - Comunicação Social, Fontes, FCC, 2007, CD, Analista Legislativo

Uma notícia será mais completa se conseguir expor os nexos sobre o fato jornalístico. Esses nexos são obtidos, geralmente, por meio de declarações de fontes ou com informações documentais que ofereçam aos leitores as ligações históricas, causais, sociais, estatísticas e culturais a respeito do acontecimento. No meio jornalístico, segundo o Manual da Redação da Folha de S. Paulo, esses nexos são

O uso e abuso da metalinguagem, exemplos e analogias, além de associações típicas do senso comum são características do texto de Jornalismo

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis