Questões de Comércio Internacional da FUNIVERSA

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Comércio Internacional da FUNIVERSA

Um administrador de uma empresa deseja competir no mercado internacional, vendendo seus produtos. Para se inserir no mercado internacional, o administrador pode optar:

O Brasil conseguiu aumentar substancialmente o valor (em dólares norte-americanos) das exportações nos últimos anos. Levando isso em consideração, assinale a alternativa correta. Em 2005, o valor exportado em bilhões de dólares norte-americanos foi de:

Analise as afirmativas e, em seguida, assinale a alternativa correta.

I. Desenvolvido pela Secretaria de Comércio Exterior (SECEX), o Radar Comercial é um instrumento de consulta e análise de dados relativos ao comércio exterior, que tem como principal objetivo auxiliar na seleção de mercados e produtos que apresentam maior potencialidade para o incremento das exportações brasileiras.

II. Através de um sistema de busca e cruzamento de dados estatísticos, o Sistema Radar Comercial permite a identificação de oportunidades comerciais � em um universo de mais de 60 países, que representam cerca de 92% do comércio mundial.

III. No Sistema Radar Comercial o usuário poderá acessar diversas informações sobre um determinado produto, tais como: preço médio, potencial importador, dinamismo, performance da exportação brasileira, valores exportados e importados, principais países concorrentes, medidas tarifárias, medidas não tarifárias.

IV. Os dados e análises disponíveis no Sistema são relatados por ano, a fim de demonstrar as tendências mercadológicas e evitar sazonalidades. O último ano disponível é apresentado como o �padrão� nas consultas, entretanto, anos anteriores também podem ser consultados.

Analise as afirmativas e, em seguida, assinale a alternativa correta.

I. No Brasil o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) tem ao longo desses anos feito o papel do mercado de capitais, financiando setores industriais e setores produtivos.

II. Exemplos de modalidades de crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para o comércio exterior são as linhas chamadas de pré e pós-embarque. Esta última existe nas modalidades buyer ou supplier, consistindo basicamente de financiamento à produção enquanto a primeira consiste basicamente em financiamento à comercialização dos produtos.

III. As taxas de juros elevadas, no Brasil, inibem a competitividade do setor produtivo, encarecendo os produtos produzidos domesticamente.

IV. O canal de distribuição no mercado internacional é composto pelos seguintes agentes: Broker ou trader (exportador) localizado no Brasil ou nos países de destino, o importador e/ou trader, varejistas e consumidores industriais.

Analise as afirmativas e, em seguida, assinale a alternativa correta.

I. A Zona Franca de Manaus (ZFM) é um modelo de desenvolvimento econômico implantado pelo governo brasileiro objetivando viabilizar uma base econômica na Amazônia Ocidental, promover a melhor integração produtiva e social dessa região ao país, garantindo a soberania nacional sobre suas fronteiras.

II. A Zona Franca de Manaus compreende três pólos econômicos: comercial, industrial e agropecuário.

III. O pólo industrial é considerado a base de sustentação da Zona Franca de Manaus.

IV. A Zona Franca de Manaus foi idealizada pelo Deputado Federal Francisco Pereira da Silva e criada (por meio de uma lei) em 1959, como Porto Livre.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis