Questões sobre Código de Ética do Psicólogo

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Código de Ética do Psicólogo

Com base no Código de Ética Profissional do Psicólogo, julgue os itens seguintes.

No exercício de sua profissão, o psicólogo pode ser responsabilizado individual ou coletivamente por suas ações e pelas consequências advindas dessas ações.

O atual Código de Ética do Psicólogo, o terceiro da categoria em vigor desde agosto de 2005, auxilia o profissional a estabelecer uma relação de sua profissão com a sociedade, bem como com seus pares. Tal código pautou-se pelo princípio geral de se tornar:

“Toda profissão define-se a partir de um corpo de práticas que busca atender demandas sociais, norteado por elevados padrões técnicos e pela existência de normas éticas que garantam a adequada relação de cada profissional com seus pares e com a sociedade como um todo.” (Conselho Federal de Psicologia) Com base nas diretrizes estabelecidas pelo código de ética profissional do psicólogo, analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta:

I- Após sua formação, o psicólogo poderá atuar em qualquer área que lhe interessar, independentemente de sua capacitação pessoal, teórica ou técnica.

II- Ao psicólogo é vedado: Levar ao conhecimento das instâncias competentes o exercício ilegal ou irregular da profissão, transgressões a princípios e diretrizes da legislação profissional.

III- Antes de ingressar em uma organização, o psicólogo deverá considerar a missão, a filosofia, as políticas, as normas e as práticas nela vigentes.

IV- Em caso de demissão ou exoneração do psicólogo, será assentido que leve consigo registros realizados e arquivos confidenciais.

As transgressões dos preceitos do Código de Ética Profissional do Psicólogo constituem infração disciplinar com a aplicação das seguintes penalidades, na forma dos dispositivos legais ou regimentais: I. Advertência; II. Censura pública; III. Suspensão do exercício profissional, por até 30 (trinta) dias, ad referendum do Conselho Federal de Psicologia; IV. Cassação do exercício profissional, ad referendum do Conselho Federal de Psicologia; V. Prisão por tempo estipulado pelo Presidente do Conselho Federal de Psicologia. Dentre estas, só se referem ao citado código as seguintes penalidades:

O Código de Ética Profissional do Psicólogo foi aprovado na Resolução CFP nº 010/05, em 21 de julho de 2005. “... O Código de Ética Profissional do Psicólogo procura fomentar a autorreflexão exigida de cada indivíduo acerca de sua práxis, de modo a responsabilizá-lo, pessoal e coletivamente, por ações e suas consequências no exercício profissional.” Em relação aos princípios do Código de Ética Profissional do Psicólogo, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( )O psicólogo atuará com responsabilidade, por meio do contínuo aprimoramento profissional, contribuindo para o desenvolvimento da psicologia como campo científico de conhecimento e de prática.

( )É dever e compete ao psicólogo, visar a saúde e a qualidade de vida de qualquer classe social, eliminando as negligências e as discriminações existentes.

( )O psicólogo zelará para que o exercício profissional seja efetuado com dignidade, rejeitando situações em que a psicologia esteja sendo aviltada.

( )Assumir responsabilidades profissionais, com base em um trabalho que respeite a dignidade e a liberdade do indivíduo, não necessitará frequentemente embasar-se na Declaração Universal dos Direitos Humanos.

( )O psicólogo não deverá considerar as relações de poder nos contextos em que atua e os impactos dessas relações sobre as suas atividades profissionais, posicionando-se de forma crítica, e em consonância com os demais princípios deste Código.

A sequência está correta em

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis