Questões de Códigos de Ética da CONSULPLAN

De acordo com o Decreto nº 85.878/1981, constante do Código de Ética da profissão farmacêutica, o então Presidente da República, João Figueiredo, deixa claro quais são as atribuições privativas deste profissional. São atribuições do farmacêutico, as seguintes atividades, EXCETO:
  • A. Indicar o procedimento adequado ao paciente, observadas as práticas médicas reconhecidamente aceitas no país.
  • B. O magistério superior das matérias privativas constantes do currículo próprio do curso de formação farmacêutica, obedecida a legislação do ensino.
  • C. Desempenho de funções de dispensação ou manipulação de fórmulas magistrais e farmacopeicas, quando a serviço do público em geral, ou mesmo de natureza privada.
  • D. A fiscalização profissional sanitária e técnica de empresas, estabelecimentos, setores, fórmulas, produtos, processos e métodos farmacêuticos, ou de natureza farmacêutica.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
“Ao assumir um plantão, um enfermeiro observou que foram prescritos para um determinado paciente os medicamentos daclatasvir e sofosbuvir, sendo uma dose ao dia de cada medicação, administrados por via oral. Ambos são desconhecidos pelo enfermeiro, uma vez que são medicamentos recém‐aprovados pela ANVISA para o tratamento de determinada doença.” Qual deverá ser a atitude correta do enfermeiro para executar a prescrição médica?
  • A. Informar‐se sobre o mecanismo de ação, as contraindicações e os efeitos adversos dos medicamentos antes da administração.
  • B. Confirmar com o médico responsável pela prescrição se os medicamentos estão prescritos corretamente, uma vez que os desconhece.
  • C. Administrar os medicamentos e depois se informar sobre o mecanismo de ação, as contraindicações e os efeitos adversos dos mesmos.
  • D. Administrar os medicamentos uma vez que foram prescritos por um médico, não se preocupando em saber os efeitos e os riscos dos mesmos.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Considerando o Código de Ética e as Normas de Auditoria, assinale a afirmativa INCORRETA.
  • A. Os auditores são obrigados a cumprir normas superiores de conduta, como, por exemplo, honradez e imparcialidade.
  • B. Para preservar a confiança da sociedade, a conduta dos auditores deve ser irrepreensível e deve estar, sobretudo, acima de qualquer suspeita.
  • C. O Código de Ética aplicado aos trabalhados de auditoria contém os valores e os princípios que orientam o trabalho diário dos auditores. Um dos princípios estabelecidos no Código de Ética é a obrigação do auditor em aplicar normas de auditoria comumente aceitas.
  • D. A confiança e o respeito públicos que suscitam um auditor são consequências únicas e exclusivamente de sua competência pessoal. Portanto, não interessa ao auditor e nem ao público em geral que ocorra relacionamentos profissionais estreitos entre auditores públicos dos diferentes entes da Federação.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Segundo o Código de Ética do Médico Veterinário (Resolução CFMV nº 722), marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) É vedado ao médico veterinário deixar de comunicar aos seus auxiliares as condições de trabalho que possam colocar em risco sua saúde ou sua integridade física, bem como deixar de esclarecer os procedimentos adequados para evitar tais riscos.

( ) É direito do médico veterinário apontar falhas nos regulamentos, procedimentos e normas das instituições em que trabalhe, comunicando o fato aos órgãos competentes e ao CRMV de sua jurisdição.

( ) É vedado ao médico veterinário receber desagravo público, quando solicitar ao CRMV, se ofendido no exercício de sua profissão.

( ) É direito do médico veterinário receitar sem prévio exame clínico do paciente.

A sequência está correta em

  • A. F, F, F, V.
  • B. F, F, V, V.
  • C. V, V, F, F.
  • D. V, V, V, F.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Determinado paciente revela a um profissional técnico em enfermagem que é portador de uma doença infectocontagiosa de notificação compulsória e pede segredo sobre este assunto. Considerando o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, qual deverá ser a atitude do técnico em enfermagem?
  • A. Guardar em segredo a informação.
  • B. Revelar a informação na declaração de doenças infectocontagiosas de notificação compulsória.
  • C. Informar ao paciente que, por se tratar de doença infectocontagiosa, não poderá guardar em segredo a informação.
  • D. Revelar a informação ao enfermeiro responsável para que ele possa orientar os demais trabalhadores de enfermagem da equipe quanto às precauções de isolamento e mantendo em sigilo o nome do trabalhador.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

O Código de Ética do Assistente Social foi aprovado em 13 de março de 1993, pela Resolução CFESS nº 273/1993, com as alterações introduzidas pelas Resoluções CFESS nos 290/1994, 293/1994, 333/1996 e 594/2011. Considerando os deveres do Assistente Social nas suas relações com os usuários, analise.

I. Garantir a plena informação e discussão sobre as possibilidades e consequências das situações apresentadas, respeitando democraticamente as decisões dos usuários, mesmo que sejam contrárias aos valores e às crenças individuais dos profissionais, resguardados os princípios deste Código.

II. Democratizar as informações e o acesso aos programas disponíveis no espaço institucional, como um dos mecanismos indispensáveis à participação dos usuários.

III. Não divulgar as informações colhidas nos estudos e pesquisas aos usuários, no sentido de que estes possam ser preservados e seja observada a manutenção do sigilo de informações pessoais.

IV. Informar à população usuária sobre a utilização de materiais de registro audiovisual e pesquisas a elas referentes e a forma de sistematização dos dados obtidos.

V. Fornecer à população usuária, quando solicitado, informações concernentes ao trabalho desenvolvido pelo Serviço Social e as suas conclusões, resguardado o sigilo profissional.

Estão corretas apenas as afirmativas

  • A. I, II e III.
  • B. III, IV e V.
  • C. I, II, IV e V
  • D. I, III, IV e V.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

De acordo com o item 2 – “Obrigações para com o Interesse Público” – do Código de Ética e Disciplina para Arquitetos e Urbanistas, o arquiteto e urbanista deve:

I. Considerar o impacto social e ambiental de suas atividades profissionais na execução de obras sob sua responsabilidade.

II. Respeitar os valores e a herança natural e cultural da comunidade, na qual esteja prestando seus serviços profissionais.

III. Zelar pela conservação e preservação do patrimônio público.

IV. Respeitar o conjunto das realizações arquitetônicas e urbanísticas do patrimônio histórico e artístico nacional, estadual, municipal ou de reconhecido interesse local.

V. Considerar a harmonia com os recursos e ambientes naturais.

VI. Prescindir de utilizar o saber profissional para emitir opiniões que deturpem conscientemente a verdade, persuadindo leigos, a fim de obter resultados que convenham a si ou a grupos para os quais preste serviço ou os quais represente.

VII. Adotar soluções que garantam a qualidade da construção, o bem‐estar e a segurança das pessoas, nos serviços de sua autoria e responsabilidade.

VIII. Como autor de projeto ou responsável pela execução de serviço ou obra deve manter informação pública e visível à frente da edificação objeto da atividade realizada.

Estão corretas as afirmativas

  • A. I, III, V e VII, apenas.
  • B. II, III, VI e VII, apenas.
  • C. II, IV, V e VIII, apenas.
  • D. I, II, III, IV, V, VI, VII e VIII.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Segundo a Resolução CFMV nº 722, de 16 de agosto de 2002, que aprova o Código de Ética profissional, o médico veterinário deve:

I. Exercer somente atividades que estejam no âmbito de seu conhecimento profissional.

II. Atender clínica ou cirurgicamente, ou receitar apenas em estabelecimento comercial.

III. Empenhar‐se para melhorar as condições de saúde animal e humana e os padrões de serviços médicos veterinários.

IV. Administrar drogas que tenham objetivo de aumentar a capacidade física de animais somente em períodos de treinos e preparos para o esporte, respeitados os períodos de carência.

Estão corretas apenas as alternativas

  • A. I e III.
  • B. II e IV.
  • C. I, II e III.
  • D. I, III e IV.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
O Código de Ética Profissional enuncia os fundamentos éticos e as condutas necessárias para a boa e honesta prática das profissões da Engenharia, da Agronomia, da Geologia, da Geografia e da Meteorologia e relaciona direitos e deveres correlatos de seus profissionais. De acordo com o Código de Ética do Profissional da Engenharia, da Agronomia, da Geologia, da Geografia e da Meterologia, no exercício da profissão, são deveres do profissional, EXCETO:
  • A. Ante o ser humano e a seus valores, deve divulgar os conhecimentos científicos, artísticos e tecnológicos inerentes à profissão.
  • B. Nas relações com os demais profissionais, deve manter-se informado sobre as normas que regulamentam o exercício da profissão.
  • C. Ante a profissão, deve desempenhar sua profissão ou função nos limites de suas atribuições e de sua capacidade pessoal de realização.
  • D. Nas relações com clientes, empregadores e colaboradores, deve resguardar o sigilo profissional quando do interesse de seu cliente ou empregador, mesmo havendo a obrigação legal da divulgação ou da informação.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Conforme o Código de Ética Profissional, “dos compromissos com os objetivos a serem perseguidos, a CBTU espera que as relações no trabalho e com a sociedade, manifesta por atitudes, condutas e ações que legitimam este Código de Ética, sejam sempre pautadas por toda competência e responsabilidade necessária e pelos valores [...]”. Sobre os valores mencionados, analise.

I. Respeito: entendido como decência, integridade de caráter.

II. Justiça: encontra-se em conformidade com o direito, a virtude de dar a cada um aquilo que é seu.

III. Honestidade: atenção e consideração para com os demais e consigo mesmo, cuidando para que não se rompa a dignidade.

IV. Verdade: conformidade com o real, sinceridade, atitude desejada nas relações com a empresa, colegas de trabalho e sociedade.

V. Integridade: disposição de atuar moralmente e conforme as normas legais vigentes.

Estão corretas apenas as afirmativas

  • A. I, II e III.
  • B. I, III e V.
  • C. II, IV e V.
  • D. III, IV e V.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão: