O Código de Ética Profissional enuncia os fundamentos éti...

O Código de Ética Profissional enuncia os fundamentos éticos e as condutas necessárias para a boa e honesta prática das profissões da Engenharia, da Agronomia, da Geologia, da Geografia e da Meteorologia e relaciona direitos e deveres correlatos de seus profissionais. De acordo com o Código de Ética do Profissional da Engenharia, da Agronomia, da Geologia, da Geografia e da Meterologia, no exercício da profissão, são deveres do profissional, EXCETO:
  • A. Ante o ser humano e a seus valores, deve divulgar os conhecimentos científicos, artísticos e tecnológicos inerentes à profissão.
  • B. Nas relações com os demais profissionais, deve manter-se informado sobre as normas que regulamentam o exercício da profissão.
  • C. Ante a profissão, deve desempenhar sua profissão ou função nos limites de suas atribuições e de sua capacidade pessoal de realização.
  • D. Nas relações com clientes, empregadores e colaboradores, deve resguardar o sigilo profissional quando do interesse de seu cliente ou empregador, mesmo havendo a obrigação legal da divulgação ou da informação.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Atenção: As questões de números 55 a 60 referem-se ao texto abaixo.

Segundo o texto,

Resolva a questão aqui ›


Considere que Rodrigo, servidor do TST, ocupante de cargo efetivo, tenha solicitado o parcelamento de suas férias em duas etapas iguais, com a marcação da primeira etapa para fevereiro de 2008. Essa solicitação, porém, foi indeferida, em virtude de Rodrigo somente completar um ano de efetivo exercício no cargo em abril de 2008. Rodrigo, porém, dirigiu à autoridade que indeferiu sua solicitação um pedido de reconsideração, argumentando que seria lícita a marcação de metade de suas férias para o mês de janeiro, pois nesta data ele já teria cumprido mais da metade do período aquisitivo. O mérito desse pedido, porém, não foi apreciado, pois foi indeferido sob o argumento de que não cabe pedido de reconsideração de ato administrativo vinculado.

Acerca dessa situação hipotética, julgue os seguintes itens.

É juridicamente incorreto o argumento utilizado pela autoridade para indeferir o pedido de reconsideração.

Resolva a questão aqui ›


No que se refere à classificação de máquinas de fluxo, julgue os itens subsequentes.

Acerca da direção do escoamento, uma máquina de fluxo pode ser radial ou centrífuga, axial, diagonal ou de fluxo misto, e tangencial. Como exemplo de máquinas de fluxo de escoamento radial, tem-se a turbina do tipo Kaplan.

Resolva a questão aqui ›