Questões de Códigos de Ética

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Códigos de Ética

Com relação à ética dos profissionais de enfermagem, julgue os itens a seguir.

I No exercício de sua atividade, o enfermeiro pode ser responsabilizado judicialmente por danos causados a paciente pelo uso de equipamentos, materiais e(ou) substâncias.

II Em quaisquer circunstâncias, se um paciente se recusar a receber os cuidados de um enfermeiro, ele deve respeitar o direito do paciente e não realizar o cuidado.

III Caso um enfermeiro venha a administrar uma medicação sem ter o conhecimento da natureza da droga, ele estará infringindo seu código de ética.

IV Não é permitido ao enfermeiro prescrever medicamentos.

V Em situações de emergência e durante os plantões noturnos, é aceitável que o enfermeiro assine as ações de enfermagem executadas por outros colegas.

Estão certos apenas os itens

Questões de 21 a 40 = Específica.

A auxiliar de enfermagem do período noturno que instalou o soro trocado no cliente, cometeu uma infração ética caracterizada como:

Em um hospital-escola, um enfermeiro integrante de uma pesquisa experimental, conduzida por um grupo de profissionais de saúde, tenta convencer um paciente adulto a participar como voluntário da referida investigação, informando-o de que será beneficiado no tratamento de sua doença. O paciente, ao ler o consentimento livre e esclarecido, observa que não constam os objetivos da pesquisa e não está claro se haverá alguma intervenção invasiva.

 Considerando essa situação hipotética, o enfermeiro, expressando atitude compatível com uma conduta ética, deve

Julgue os itens a seguir, relativos à ética e à legislação profissional, tendo como base os preceitos do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem e a Lei do Exercício Profissional.

I Administrar medicamento prescrito que diminua o sofrimento do paciente é uma das atividades de enfermagem que se enquadram em um dos princípios éticos fundamentais, que é o de realizar ou promover o bem.

II Um paciente adulto com capacidade de tomar decisão possui o poder de consentir ou recusar um tratamento, mesmo que o profissional de saúde não concorde com a decisão tomada pelo paciente.

III Toda informação dada pelo paciente deve ser mantida em segredo e, em nenhuma circunstância, deve ser compartilhada sem sua autorização, sob pena de processo legal, uma vez que o sigilo é um dos princípios éticos das relações profissional/paciente.

IV Como integrante da equipe de saúde, o enfermeiro pode ministrar medicamentos, mas não é permitido que ele prescreva qualquer medicamento.

 Estão certos apenas os itens

Em uma cidade de médio porte, há um hospital geral (HG) com 150 leitos. Grande parte dos pacientes que utilizam seus serviços dá entrada pelo pronto-socorro ou pelo ambulatório de especialidades. Esse hospital, considerado de referência para toda a região, atende pacientes de municípios adjacentes e de outros estados próximos.

Acerca da situação hipotética apresentada, julgue os itens a seguir.

Considere que um enfermeiro tenha sido selecionado para ocupar, na unidade de clínica médica do HG, uma vaga que pertencia a enfermeiro que tenha sido demitido por se recusar a cumprir determinação da diretoria no sentido de executar procedimentos próprios da categoria de nutrição. Nesse caso, o enfermeiro selecionado, mesmo sabendo do ocorrido, poderá assumir a vaga, sem que, com isso, viole artigo do atual Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis