Questões de Ciências Sociais do ano 2018

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Ciências Sociais do ano 2018

Segundo o sociólogo francês Émile Durkheim, o objeto de estudo da Sociologia são os fatos sociais, ou seja: “toda maneira de agir fixa ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exte-rior; ou ainda, que é geral na extensão de uma sociedade dada, apresentando uma existência própria, independente das manifestações individuais que possa ter” (DURKHEIM, Émile. As regras do método sociológico. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1974, p. 11). Sobre o conceito de fatos sociais em Durkheim, NÃO é correto afirmar:

Os séculos XVIII e XIX foram palco de crises e desordens na organização da sociedade, advindas das transformações trazidas pela industrialização da produção econômica e no aparecimento do trabalho assalariado. A necessidade de buscar soluções a esse clima de mudanças na ordem social fez surgir o positivismo, movimento que influenciou as primeiras formas de pensamento social no Brasil. As principais características do positivismo são:

Jovens que eram parte da elite brasileira e que estudaram na Europa, principalmente na França e que tiveram contato com as ideias positivistas, influenciaram principalmente o setor militar, através das escolas de formação de oficiais. No nascimento da República, ideias positivistas estiveram presentes como ideologia política na fase de formação da República, deixando marcas permanentes na sociedade brasileira. Marque a questão que corresponde à herança positivista no Brasil.

O sociólogo Gilberto Freyre, autor do livro Casa Grande & Senzala, numa bem elaborada análise sobre a inter-relação de diferentes grupos raciais que formaram a sociedade brasileira, demonstrou que no Brasil:

“Em Roraima, a morte violenta de jovens entre 15 e 29 anos teve um aumento de 83,3% no período apontado na pesquisa. Ao todo, 42 pessoas dessa faixa etária foram mortas em 2005 no Estado, enquanto que, em 2015, subiu para 77. Já a taxa de homicídios para a faixa etária entre 15 e 29 anos por 100 mil habitantes passou de 35,4, em 2005, para 51,9, em 2015, um aumento de 46,5% no período” (FBV, 30/03/18).

De acordo com a sociologia de Emile Durkheim, esse quadro social verificado em Roraima caracteriza uma situação de:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis