Questões de Ciências

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Ciências

#Questão 1085259 - Ciências, Ensino de Ciências, CESPE / CEBRASPE, 2025, INSA, Pesquisador Adjunto I - Área de Atuação: Gestão da Informação e Popularização do Conhecimento

Julgue o próximo item, considerando que, ao tornar temas mais acessíveis, compreensíveis e relevantes para a sociedade, as atividades de popularização da ciência, comunicação e divulgação científica funcionam de forma interligada com o objetivo de ampliar o acesso do público às informações.


No início, a divulgação científica era feita principalmente por homens e mulheres ligados à ciência, como professores, engenheiros e médicos.

O planeta Terra apresenta movimentos que são importantes para explicar fenômenos que observamos e que interferem na vida dos seres vivos.
Com relação aos movimentos da Terra, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) A Terra gira em torno do seu eixo imaginário, realizando um movimento chamado translação.
( ) A rotação da Terra é o movimento que explica a ocorrência das estações do ano.
( ) A variação da sombra de um gnômon ao longo do dia é explicada pelo movimento aparente do Sol no céu, que acontece diariamente.

As afirmativas são, respectivamente,

Em um projeto de educação ambiental em Buriti dos Lopes-PI, estudantes foram orientados a investigar a qualidade do solo em áreas urbanas e rurais. Eles mediram parâmetros como pH, textura e teor de matéria orgânica, relacionando esses dados à produtividade agrícola e à presença de poluentes. Considerando uma abordagem aprofundada sobre fatores abióticos e suas implicações ecológicas, qual ação mais consistente pode aprofundar essa análise?

Em relação às tradições culturais de Buriti dos LopesPI, assinale a alternativa que descreve de modo mais adequado a importância das cafezeiras para a cultura e culinária local.

Para orientar a elaboração dos currículos de Ciências, as aprendizagens foram organizadas em três unidades temáticas que se repetem ao longo de todo o Ensino Fundamental, são elas:

I. A unidade temática Matéria e energia contempla o estudo de materiais e suas transformações, fontes e tipos de energia utilizados na vida em geral, na perspectiva de construir conhecimento sobre a natureza da matéria e os diferentes usos da energia.
II. A unidade temática Vida e evolução propõe o estudo de questões relacionadas aos seres vivos (incluindo os seres humanos), suas características e necessidades, e a vida como fenômeno natural e social, os elementos essenciais à sua manutenção e à compreensão dos processos evolutivos que geram a diversidade de formas de vida no planeta.
III. Na unidade temática Terra e Universo, busca-se a compreensão de características da Terra, do Sol, da Lua e de outros corpos celestes – suas dimensões, composição, localizações, movimentos e forças que atuam entre eles. Ampliam-se experiências de observação do céu, do planeta Terra, particularmente das zonas habitadas pelo ser humano e demais seres vivos, bem como de observação dos principais fenômenos celestes.

Está(ão) CORRETO(S):

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis