Questões de Ciência da Computação da ESAF

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Ciência da Computação da ESAF

#Questão 560406 - Ciência da Computação, Engenharia de Software, ESAF, 2005, MPOG, Analista de Planejamento e Orçamento APO

Analise as seguintes afirmações relativas à Gestão da Informação e aos recursos Informacionais:

I. CRM é um conceito direcionado para ajudar na obtenção, processamento e interpretação dos dados gerados na relação empresa-cliente, que deve ter o apoio de uma ferramenta que ajuda a colocar em prática esse conceito. Desta forma, permite-se agilizar a relação empresa-cliente onde o cliente se manifesta com rapidez e a empresa interpreta e atende às suas expectativas.

II. O objetivo de um Data Mining é encontrar padrões implícitos em bancos de dados, geralmente usando técnicas estatísticas.

III. SIGs são sistemas que unem e integram os diversos sistemas rotineiros ou transacionais de uma organização. Permitem integrar os departamentos, de forma a agilizar processos e ainda gerar o just-in-time (produção por demanda, sem estoques). Por exemplo, quando uma venda é feita, a entrada é dada no sistema rotineiro de Vendas, mas o sistema de produção e o sistema de compras já ficam sabendo o que terão que fazer.

IV.O objetivo de um ERP é fornecer informações para a tomada de decisões, ou seja, são sistemas que fornecem relatórios. O usuário deve solicitar, de alguma forma (escolha por menus, uso de comandos, etc), a informação de que necessita, e o ERP procura em seus registros tal informação e a apresenta da melhor maneira possível ao usuário. Esta maneira pode ser textual (relatórios descritivos), por planilhas ou no modo gráfico.

Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.

#Questão 560408 - Ciência da Computação, Engenharia de Software, ESAF, 2005, STN, Analista de Finanças e Controle AFC

Analise as seguintes afirmações relativas aos processos do CMM:

I. O objetivo do processo Garantia da Qualidade de Software é prover visibilidade adequada do progresso real, permitindo que a gerência execute ações efetivas quando o desempenho do projeto desvia significativamente dos planos de software. Esse processo compreende o acompanhamento e a revisão das realizações do projeto de software e dos resultados obtidos em relação às estimativas, aos compromissos e aos planos documentados, ajustando esses últimos às reais realizações e resultados.

II. O objetivo do processo Gestão de Configuração de Software é estabelecer e manter a integridade dos produtos do projeto de software ao longo de todo o ciclo de vida de software do projeto.

III. De acordo com o processo Gestão de Configuração de Software, os produtos são criados a partir da biblioteca de configuração básica do software (baseline) e suas versões são controladas de acordo com um procedimento documentado. Também é de responsabilidade da equipe de Gestão de Configuração realizar periodicamente auditorias das configurações básicas (baselines) para verificar se elas estão de acordo com a documentação que as define.

IV. O objetivo do processo Acompanhamento e Supervisão do Projeto de Software é prover o gerenciamento, com a adequada visibilidade, do processo que está sendo utilizado pelo projeto de software e dos produtos que estão sendo construídos. O processo Acompanhamento e Supervisão do Projeto de Software cobre a revisão e a auditoria de produtos de software e atividades para verificar se os mesmos estão cumprindo os procedimentos e padrões adotados. O objetivo é subsidiar o projeto de software e os gerentes envolvidos com o resultado dessas revisões e auditorias.

Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.

#Questão 560459 - Ciência da Computação, Gerência de Projetos, ESAF, 2005, MPOG, Analista de Planejamento e Orçamento APO

Analise as seguintes afirmações relativas ao processo Seleção de Fornecedores, segundo as técnicas de gerenciamento de projetos:

I. Um Sistema de Classificação é um método para quantificar dados qualitativos de forma a minimizar os efeitos de influências pessoais na seleção de fornecedores. A maioria desses sistemas envolve: designar um peso numérico para cada critério de avaliação; atribuir notas para cada fornecedor em cada critério; multiplicar o peso pela nota; e totalizar os produtos resultantes para cálculo do resultado final.

II. Nas Estimativas Independentes a organização contratante pode preparar suas próprias estimativas para servir de base para avaliação dos preços propostos. A ocorrência de diferenças significativas em relação às estimativas pode indicar que a Declaração de Trabalho não foi adequada ou que o fornecedor não entendeu ou errou no pleno atendimento à Declaração de Trabalho. Essas estimativas são freqüentemente referenciadas como estimativas, isto é, "quanto deve custar".

III. Um Sistema de Ponderação envolve o estabelecimento de requerimentos mínimos de desempenho para um ou mais critérios de avaliação. Por exemplo, pode ser exigida dos fornecedores a apresentação de um gerente de projetos que seja um Project Management Professional (PMP) antes que o restante da proposta seja considerada.

IV.A Negociação Contratual envolve o esclarecimento e o acordo mútuo da estrutura e requerimentos do contrato antes de sua assinatura. A linguagem final do contrato deve refletir, o máximo possível, todo o acordo alcançado. Os assuntos cobertos incluem, mas não se limitam, a responsabilidades e autoridades, termos e leis aplicáveis, abordagens quanto à gerência técnica e do negócio, financiamento do contrato e preço.

Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.

#Questão 560462 - Ciência da Computação, Gerência de Projetos, ESAF, 2005, STN, Analista de Finanças e Controle AFC

Em relação às Áreas de Conhecimento e aos Processos da Gerência de Projetos definidos no PMBOK é correto afirmar que o Desenvolvimento e a Execução do Plano do Projeto são definidos na

#Questão 560463 - Ciência da Computação, Gerência de Projetos, ESAF, 2005, STN, Analista de Finanças e Controle AFC

Analise as seguintes afirmações relativas ao processo Gestão de Requisitos do CMM:

I. A Gestão de Requisitos compreende o estabelecimento e a manutenção de um "acordo" com o "Cliente" em relação aos requisitos do projeto de software. O acordo cobre tanto os requisitos técnicos como os requisitos não-técnicos (ex. dados do âmbito do cliente). O acordo estabelece as bases para a estimativa, o planejamento, a realização e o rastreamento das atividades do projeto de software ao longo do ciclo de vida. "Cliente" pode ser interpretado como sendo a equipe de desenvolvimento de sistema, a equipe de marketing, uma outra organização interna ou um cliente externo.

II. O objetivo da Gestão de Requisitos é estabelecer um entendimento comum entre o cliente e o projeto de software no qual os requisitos do cliente serão utilizados como referência. A alocação dos requisitos de sistema ao software, ao hardware e a outros componentes do sistema pode ser realizada por uma equipe independente da equipe de desenvolvimento de software, sendo que a equipe de desenvolvimento de software pode, inclusive, nem ter controle direto sobre essa alocação.

III. O objetivo da Gestão de Requisitos é estabelecer planos razoáveis para a execução das atividades de engenharia de software e para a gestão do projeto de software.

IV. A Gestão de Requisitos compreende o estabelecimento e a manutenção de um "acordo" com o "Cliente" em relação aos requisitos do projeto de software. Este "acordo" é referenciado nos demais processos do CMM como "requisitos financeiros alocados ao software" e o "Cliente" deve ser interpretado como sendo unicamente um cliente externo.

Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis