Listagem de Questões sobre PMBOK
A respeito de gerenciamento de projetos e do guia PMBOK, julgue os itens a seguir.
Entre as nove áreas que compõem o conjunto de fases ou etapas sobre gerenciamento de projetos, as seguintes áreas estão estreitamente ligadas: gerenciamento do risco de projetos, em particular naqueles de menor escopo; sequenciamento de atividades; estimativas de recursos e de duração da atividade; e desenvolvimento do cronograma. Desse modo, essas áreas podem ser consideradas como um único processo, que pode ser realizado por uma única pessoa durante um período de tempo relativamente curto.
O processo desenvolver a declaração de escopo possibilita a autorização formal de um projeto, enquanto o processo encerrar o projeto permite finalizar todas as atividades entre os grupos de processos visando o encerramento formal do projeto.
No desenvolvimento do cronograma do projeto, os diagramas de rede mostram a lógica de rede do projeto e suas respectivas atividades de caminho crítico, enquanto, no gráfico de marcos, identificam-se somente o início ou o término agendado das principais entregas e das interfaces externas importantes.
Uma linha de base do cronograma é um componente do plano de gerenciamento do projeto e se baseia na análise de rede PERT do cronograma do modelo de atividades. Ela fornece a base para medição e emissão de relatórios de desempenho, de prazos e de custos como parte da linha de base da medição de atividades do projeto.
O PMBOK 3 está estruturado em nove áreas de conhecimento em gerenciamento de projetos. Esses processos são agregados em cinco grupos, os denominados grupos de processos de gerenciamento de projetos: iniciação, planejamento, monitoramento e controle, execução e encerramento. A respeito do PMBOK 3, assinale a opção correta.
O processo definição de atividades identifica as atividades específicas que precisam ser realizadas para produzir as entregas do projeto. Esse processo faz parte do grupo de planejamento e do gerenciamento do escopo do projeto.
O processo desenvolver a equipe do projeto melhora as competências e a interação dos membros da equipe. Esse processo faz parte do grupo de execução e do gerenciamento de recursos humanos do projeto.
O processo administração de contrato gerencia o contrato e a relação entre comprador e fornecedor. Esse processo faz parte do grupo de execução e do gerenciamento de integração do projeto.
O processo controle integrado de mudanças gerencia as mudanças aprovadas para o projeto. Esse processo faz parte do grupo de monitoramento e controle e do gerenciamento de riscos do projeto.
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