A linguagem SQL é muito popular no desenvolvimento do software do lado cliente, pois tem várias funcionalidades de interface homem-máquina.
A arquitetura cliente-servidor é comumente utilizada para construir aplicações com processamento centrado no servidor ou centrado no cliente ou colaborativo entre cliente e servidor.
ORACLE realiza normalização automática de bancos de dados até a terceira forma normal.
MS-SQL possui um serviço de autenticação que pode ser integrado ao serviço de autenticação de domínios de redes Windows, permitindo que usuários de banco de dados sejam autenticados pelo mesmo desafio usuário/senha utilizado na autenticação em domínios Windows.
Drivers de bancos de dados ODBC fornecem uma abstração genérica para a interface de comunicação entre um cliente de banco de dados e o SGBD, sendo tal interface uma alternativa à interface socket.
Ambos os sistemas permitem a utilização de triggers para reforçar restrições de integridade definidas para os bancos de dados mantidos pelos SGBD.
MS-SQL e ORACLE possuem extensões proprietárias para a linguagem SQL incompatíveis entre si.
Dados armazenados em uma árvore binária possuem uma organização hierárquica obtida em função de algum critério de ordenação.
A inserção de um novo elemento em uma lista entre dois elementos já existentes demanda a mesma quantidade de processamento tanto em uma lista encadeada quanto em uma lista ordenada.
Listas ordenadas mantêm os dados armazenados em ordem alfabética ou numérica dependendo se a natureza dos dados é simbólica ou numérica, respectivamente.