Questões sobre Engenharia de Software da NUCEPE

Afirmativa I. No formato do datagrama IPv4 os campos Identificador de 16 bits, flags e deslocamento de fragmentação lidam com a questão da fragmentação do IP.

Afirmativa II. O WiMAX pertence ao padrão 802.16 e tem por objetivo entregar dados sem fio a taxas equivalentes com as redes ADSL.

  • A. SaaS.
  • B. HaaS.
  • C. IaaS.
  • D. PaaS.
  • E. DaaS.
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Sobre segurança da informação, analise a imagem abaixo e em seguida marque a única alternativa CORRETA:

A imagem destaca um procedimento de:

  • A. Criptografia assimétrica.
  • B. Esteganografia.
  • C. Função-resumo (hash).
  • D. Certificado digital.
  • E. Assinatura digital.
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As afirmativas I referem-se a desenvolvimento web e as afirmativas II referem-se à programação orientada a objetos. Marque a única alternativa que traz as duas afirmativas INCORRETAS.
  • A. Afirmativa I. A linguagem PHP possibilita a criação de scripts interpretados em um servidor Web no qual esses scripts estejam armazenados. No entanto esses scripts podem ser executados localmente via linha de comando, com auxílio de um interpretador.
  • B. Afirmativa I. Um Servlet é um componente Web executado no servidor, processando requisições provenientes de um cliente. Ou seja, cada vez que um usuário informa algo em uma página Web, o Servlet empacota o conjunto de dados para uma aplicação processá-la. Afirmativa II. Em POO, um objeto é uma instância de uma classe.
  • C. Afirmativa I. Comparando: Servlet realiza a apresentação dos dados, enquanto JSP realiza o processamento dos dados. Afirmativa II. Polimorfismo tem por princípio a capacidade de abstrair várias implementações diferentes em várias interfaces.
  • D. Afirmativa I. A tecnologia JSP (JavaServer Pages) possibilita o desenvolvimento de páginas dinâmicas. Afirmativa II. Overloading de métodos possibilita criar métodos que tenham os mesmos nomes, mas funcionam de maneira diferente dependendo dos argumentos.
  • E. Afirmativa I. Tanto Servlet quanto JSP produzem conteúdo dinâmico por meio de requisições HTTP. Afirmativa II. Herança é um dos princípios de POO, pois, a partir de uma classe (superclasse), qualquer classe abaixo (subclasse) herda as características de forma hierárquica.
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Sobre o processo de desenvolvimento de software Rational Unified Process (RUP), é incorreto afirmar que:

  • A.

    estabelece o desenvolvimento iterativo e incremental como forma de incorporar feedback e aprendizado ao processo de desenvolvimento.

  • B.

    ao ser centrado na arquitetura, também incentiva (direta ou indiretamente) as equipes a estabelecerem a arquitetura do software antes de começarem a implementação do mesmo.

  • C.

    é organizado em torno do conceito de “melhores práticas”. Ele provê um vasto arcabouço de práticas que procuram indicar a melhor forma de se realizar diversos tipos de atividades nos projetos de software.

  • D.

    lançado como principal processo ágil, no Manifesto pelo Desenvolvimento Ágil de Software, em 2001, foi logo substituído pelo Extreme Programming (XP).

  • E.

    é considerado como muito complexo e costuma ser visto como burocrático e pesado.

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Acerca do processo ágil de desenvolvimento de software Extreme Programming (XP), analise as proposições abaixo.

1) Adota os seguintes conjuntos de valores: indivíduos e interações, ao invés de processos e ferramentas; software funcionando, ao invés de documentação abrangente; colaboração com o cliente, ao invés de negociação de contratos; e responder a mudanças, ao invés de seguir um plano.

2) Sua escolha para um projeto de desenvolvimento de software, em oposição à escolha do RUP ou do modelo Cascata, dá-se, por exemplo, quando a equipe do projeto é formada por pessoas com alto grau de competitividade.

3) Sua escolha para um projeto de desenvolvimento de software, em oposição à escolha do RUP ou do modelo Cascata, dá-se, por exemplo, quando o cliente do projeto trabalha em parceria com a equipe do projeto e está sempre disponível para retirar dúvidas.

4) Enquanto o RUP procura estabelecer um arcabouço de “melhores práticas”, o XP sugere o uso de um conjunto bastante reduzido de práticas.

Estão corretas, apenas:

  • A.

    1, 2 e 3.

  • B.

    1, 3 e 4.

  • C.

    2, 3 e 4.

  • D.

    1 e 3.

  • E.

    2 e 4.

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No que concerne à atividade de definição do esboço de requisitos nos processos ágeis XP, Scrum, FDD e ASD, correlacione o método da coluna à esquerda com a especificação da atividade, na coluna à direita.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

  • A.

    1, 2, 3, 4.

  • B.

    4, 3, 2, 1.

  • C.

    4, 1, 2, 3.

  • D.

    3, 4, 1, 2.

  • E.

    2, 1, 4, 3.

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No que concerne a diagramas de classes UML, analise as proposições a seguir.

1) É uma metodologia ágil complementar à metodologia ágil XP.

2) A metodologia ágil XP foi especificamente desenvolvida utilizando a UML.

3) Diagramas de classes permitem apenas identificar o conteúdo de uma classe, e não o relacionamento entre várias classes, que fica ao encargo dos grafos de relações.

4) Em um diagrama de classes podemos mostrar as variáveis e os métodos membros de uma classe, mas não podemos mostrar se uma classe herda de outra, ou se mantém uma referência para outra.

Estão incorretas:

  • A.

    1, 2 e 3, apenas.

  • B.

    1, 3 e 4, apenas.

  • C.

    2, 3 e 4, apenas.

  • D.

    1, 2, 3 e 4.

  • E.

    1, 2 e 4, apenas.

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A comparação entre a UML e o modelo entidade/relacionamento (ER) nos permite afirmar que:

1) UML é usado essencialmente para modelagem de software, enquanto ER é um modelo conceitual. Porém, UML também foi adaptada para modelagem conceitual de base de dados.

2) ambos são representados graficamente por diagramas, porém a UML, diferente do ER, não permite associações n-árias.

3) o correspondente a Objetos e Classes da UML no ER são, respectivamente, Entidade e Conjunto entidade. Porém não há correspondente no ER ao conceito de subclasse da UML.

4) o correspondente à Associação e Classe Associativa da UML no ER são, respectivamente, Associação Binária e Associação com Atributos.

Estão corretas:

  • A.

    1, 2 e 3, apenas.

  • B.

    1, 2 e 4, apenas.

  • C.

    2, 3 e 4, apenas.

  • D.

    1, 2, 3 e 4.

  • E.

    1, 3 e 4, apenas.

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Sobre modelos do processo de desenvolvimento de software, analise as proposições a seguir.

1) No modelo em cascata, cada fase inicia somente quando sua predecessora termina.

2) No modelo incremental, a implementação do sistema é feita antes da sua especificação.

3) O modelo em espiral requer que a especificação do sistema seja feita apenas uma vez.

Está(ão) correta(s), apenas:

  • A.

    1.

  • B.

    2.

  • C.

    3.

  • D.

    1 e 2.

  • E.

    2 e 3.

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Sobre o processo de desenvolvimento de software conhecido como Engenharia de Software Baseada em Componentes (ESBC), analise as proposições abaixo.

1) O ESBC dá ênfase à sequencialidade das tarefas.

2) A atividade de Engenharia de Domínio produz uma lista de componentes que podem ser reutilizados.

3) O modelo de troca de dados é um dos ingredientes arquiteturais necessários para a atividade de composição de componentes.

Está(ão) correta(s):

  • A.

    1 e 2, apenas.

  • B.

    2 e 3, apenas.

  • C.

    1 e 3, apenas.

  • D.

    1, apenas.

  • E.

    1, 2 e 3.

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