Questões sobre Engenharia de Software

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Listagem de Questões sobre Engenharia de Software

No que concerne à natureza e ao papel das linguagens de programação, julgue os itens que se seguem, tomando o texto acima por referência inicial.

A escolha de uma linguagem de programação exerce um impacto sobre o planejamento, a análise, o projeto, a codificação, o teste e a manutenção de um projeto de software.

Em um projeto de software orientado a objetos, é necessário definir quais são as responsabilidades das classes de objetos, os modos de interação entre os objetos, os agrupamentos e a hierarquização das classes de objetos, questões que têm levado à busca de soluções por meio de princípios e padrões de projeto testados e validados. Acerca do uso de padrões de projeto, das funcionalidades da orientação a objetos e dos processos e técnicas relativos ao projeto orientado a objetos, julgue os itens a seguir.

No padrão de projeto MVC (model-view-controller), da categoria arquitetura, o modelo contém os dados do aplicativo, o controlador implementa a lógica para processar entradas do usuário e a visão trata da apresentação ao usuário, devendo determinado modelo ser associado a uma única visão e a um único controlador.

Em um projeto de software orientado a objetos, é necessário definir quais são as responsabilidades das classes de objetos, os modos de interação entre os objetos, os agrupamentos e a hierarquização das classes de objetos, questões que têm levado à busca de soluções por meio de princípios e padrões de projeto testados e validados. Acerca do uso de padrões de projeto, das funcionalidades da orientação a objetos e dos processos e técnicas relativos ao projeto orientado a objetos, julgue os itens a seguir.

Uma fachada consiste em um dos modos de apresentação ao usuário dos dados de uma aplicação construída segundo o padrão de projeto façade.

Em um projeto de software orientado a objetos, é necessário definir quais são as responsabilidades das classes de objetos, os modos de interação entre os objetos, os agrupamentos e a hierarquização das classes de objetos, questões que têm levado à busca de soluções por meio de princípios e padrões de projeto testados e validados. Acerca do uso de padrões de projeto, das funcionalidades da orientação a objetos e dos processos e técnicas relativos ao projeto orientado a objetos, julgue os itens a seguir.

O padrão de projeto factory method tem o objetivo de organizar a criação de objetos quando o processo de criação envolve um conjunto de passos seqüenciais, cada um destinado a montar uma parte do objeto, que, em seguida, é incorporada às partes já existentes no objeto, em um processo similar a uma linha de montagem.

A engenharia de software visa a sistematização de várias metodologias, técnicas e ferramentas de desenvolvimento que levem à construção de softwares de qualidade, respeitando requisitos de custo e prazo. Acerca dos processos de trabalho, métodos e técnicas da engenharia de software, julgue os itens subseqüentes.

De modo geral, constata-se no setor de software que a quantidade de defeitos em um programa diminui à medida que são realizadas atividades de modificação e manutenção desse programa.

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