Questões sobre Engenharia de Software

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Engenharia de Software

Acerca de engenharia de software, métricas, RUP, UML e teste de software, julgue os itens subsequentes.

Elaboração, no contexto do RUP, é uma fase que visa criar a baseline para a arquitetura do sistema a ser desenvolvido e, no contexto de engenharia de requisitos, a elaboração consiste em atividade cujo objetivo é o desenvolvimento de um modelo técnico refinado das funções, características e restrições do sistema.

Julgue os itens seguintes, relativos a testes de software e gerência de projeto.

Revisão por pares e testes são considerados métodos de validação. As informações obtidas durante as revisões são extremamente úteis para os testes, pois permitem a identificação dos módulos críticos e propensos a erros.

A engenharia de requisitos (ER) é uma subárea da engenharia de software que estuda o processo de produção e gerência dos requisitos que o software deverá atender. Esse processo tem início junto aos clientes e perpassa todas as fases do processo de desenvolvimento do software. O objetivo da ER é fornecer métodos, técnicas e ferramentas que forneçam suporte adequado às tarefas de produção e gerência dos requisitos do sistema. Levando em conta esses aspectos, julgue os próximos itens.

O principal artefato elaborado no processo de produção de requisitos do sistema, segundo a ER, é o documento de requisitos. Por sua vez, o documento de requisitos é uma declaração formal dos requisitos para os stakeholders, que podem ser clientes, usuários finais ou a equipe de desenvolvimento do software.

O RUP (Rational Unified Process) é um processo de desenvolvimento de software. Nesse processo, são descritos os papéis e as atividades que cada membro da equipe de projeto deve desempenhar ao longo do ciclo de desenvolvimento do software e os produtos que devem ser gerados como resultado dessas atividades, os chamados artefatos. Com relação a esse assunto, julgue os itens seguintes.

Um projeto que usa o desenvolvimento iterativo tem um ciclo de vida que consiste em várias iterações. Uma iteração incorpora um conjunto quase sequencial de atividades em modelagem de negócios, requisitos, análise e design, implementação, teste e implantação, em várias proporções, dependendo do local em que ela está localizada no ciclo de desenvolvimento.

Uma metodologia de desenvolvimento de software pode ser classificada como uma metodologia ágil quando efetua o desenvolvimento do software de forma incremental (libera pequenas versões, em iterações de curta duração) e é colaborativa (cliente e desenvolvedores trabalham juntos, em constante comunicação), direta (o método em si é simples de aprender e modificar) e adaptativa (capaz de responder eficientemente às mudanças).

Considerando a definição acima, de Abrahamsson, julgue os itens a seguir, a respeito das metodologias ágeis de desenvolvimento de software.

O XP segue um conjunto de valores, princípios e regras básicas que visam alcançar eficiência e efetividade no processo de desenvolvimento de software. Os valores são cinco: comunicação, simplicidade, feedback, coragem e respeito.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis