Questões sobre CMMI e MPS-BR

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Listagem de Questões sobre CMMI e MPS-BR

Considere as afirmações sobre o Modelo de Referência MPS para Software (MR-MPS-SW) do programa MPS.BR:

I. O Modelo de Referência MPS para Software (MR-MPS-SW) tem como base técnica a NBR ISO/IEC 12207, o CMMI-DEV® e o P-CMM® (People Capability Maturity Model) .

II. O nível de capacidade do nível F inclui os atributos de processo dos níveis G e F para todos os processos relacionados no nível de maturidade F e G.

III. As avaliações conjuntas do modelo MR-MPS-SW e o CMMI-DEV podem ser adotadas pelas organizações para, entre outros aspectos, otimizar o tempo e o esforço do processo.

IV. As avaliações conjuntas do modelo MR-MPS-SW e o CMMI-DEV versão 1.3 não fazem sentido, porque o modelo MR-MPS-SW tem sete níveis de maturidade e o modelo CMMI-DEV versão 1.3 tem cinco níveis de maturidade.

Sobre as assertivas, está CORRETO o contido apenas em

A seguir são apresentados três itens extraídos de um relatório elaborado por uma empresa de consultoria, acerca da qualidade de software e de contratações de soluções de TI e gestão de projetos em uma organização.

I Para melhoria da qualidade do software da organização, é necessário implantar um processo para confirmar que o produto de trabalho do processo ou do projeto atende apropriadamente os requisitos especificados.

II A organização implantou os dois processos necessários para se atingir o nível de maturidade G — Parcialmente Gerenciado — do MPS.BR.

III A contratação de empresa terceirizada para auxiliar a implantação do MPS.BR na organização foi realizada mediante a métrica homem-hora.

Tendo como referência essa situação hipotética, julgue os itens seguintes.

Infere-se do item II que a organização já atingiu necessariamente o nível de maturidade 2 — Gerenciado — do CMMI.

A seguir são apresentados três itens extraídos de um relatório elaborado por uma empresa de consultoria, acerca da qualidade de software e de contratações de soluções de TI e gestão de projetos em uma organização.

I Para melhoria da qualidade do software da organização, é necessário implantar um processo para confirmar que o produto de trabalho do processo ou do projeto atende apropriadamente os requisitos especificados.

II A organização implantou os dois processos necessários para se atingir o nível de maturidade G — Parcialmente Gerenciado — do MPS.BR.

III A contratação de empresa terceirizada para auxiliar a implantação do MPS.BR na organização foi realizada mediante a métrica homem-hora.

Tendo como referência essa situação hipotética, julgue os itens seguintes.

Para se atender ao item I, podem-se utilizar tanto o processo verificação do MPS.BR quanto os subsídios encontrados na área do processo verificação do CMMI.

Em geral, métricas de qualidade não devem apenas informar, mas também orientar sobre como realizar a melhoria da qualidade do software. Tendo em vista que o CMM (Capability Maturity Model) foi projetado nesse sentido, assinale a opção que equivale ao nível 3 de qualidade de software no CMM.

Considere que uma organização está no nível de maturidade G do modelo MR-MPS-SW, do guia MPS.BR. Este nível é composto por 2 processos. Esta organização

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